Imprimir

Imprimir Notícia

18/12/2020 às 09:07 | Atualizada: 18/12/2020 às 11:12

Coral da UFMT celebra 40 anos cultivando memórias em documentário e acervo digital

Entretê

O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso completa 40 anos com o lançamento de um documentário e um site com o acervo e memórias do grupo. A iniciativa celebra a trajetória do coral no cenário artístico-cultural de Cuiabá, Mato Grosso e as participações em festivais internacionais.

O documentário estreou nesta quinta-feira (17). O site com o acervo estará no ar nesta sexta-feira (18) às 17h.

A maestrina e diretora artística, Dorit Kolling, que está à frente do coro há 30 anos, reforça a importância dessas ações. "O Coral UFMT tem um importante papel social, artístico e cultural para Cuiabá e Mato Grosso, uma vez que acompanhou toda a evolução da sociedade cuiabana e sempre esteve presente em importantes acontecimentos da cidade. Essas duas ações culminam na consolidação de tudo o que o Coral já produziu e cantou, inclusive, fora do país", relembra.

O documentário intitulado 'C@ntando o Coral UFMT: vozes que inspiram', produzido por Lohaine Lohmann e Ana Lia Rodrigues, mostra a transformação do grupo ao longo dos anos, e é contada por quem esteve presente desde o início dessa trajetória. São retratados alguns dos momentos mais marcantes, assim como a importância do Coral UFMT, não só para a comunidade acadêmica como para a sociedade em geral.

Já o projeto 'Acervo e Memórias' foi coordenado pela servidora do Coral, professora Silbene Perassolo, e revela que a montagem do acervo é um projeto antigo. "A proposta de criação do banco de dados do acervo histórico do Coral UFMT não surgiu recentemente, foi realizado de forma simplista de salvaguardar o acervo do Coral UFMT, mas agora foi profissionalizado com a formação e preparação de uma equipe especialmente formada para atuar neste projeto", conclui a docente.

O público poderá acessar os conteúdos nas redes sociais FacebookInstagram e Youtube, nos canais Coral UFMT Oficial e TV Universidade, assim como na plataforma digital dedicada ao acervo [https://coralufmt40anos.wordpress.com/CoralUFMT].

Assista ao documentário:
 
 Imprimir