Imprimir

Imprimir Notícia

05/01/2021 às 09:52

Com inscrições prorrogadas, edital da Petrobrás incentiva projetos literários para infância

Entretê

Inscrições para projetos de feiras e ações literárias do Petrobras Cultural para Crianças foram prorrogadas até 12 de fevereiro. Com um investimento total de R$ 2 milhões, a seleção é destinada a iniciativas com ênfase na primeira infância – crianças de até 6 anos de idade.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site da Petrobras www.petrobras.com.br/cultura. É obrigatório que o projeto já tenha sido enviado, com o devido preenchimento dos campos, para inscrição na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Regulamento aqui

Além de feiras literárias, serão recebidos projetos para bienais de livros, festas literárias, eventos de quadrinhos e outros formatos que possibilitem reunião de editores e livreiros para exposição de livros.

Os eventos poderão ser realizados em qualquer cidade do Brasil ou digitalmente entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022.

Os projetos também devem proporcionar a presença de autores, mesas de autógrafos, espaços para mesas de debate, de discussão e fóruns de temas ligados à área do livro e programação para o público em geral, com atividades voltadas à mediação e incentivo à leitura.

O diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Furian Ardenghy, explica que “a intenção é que os projetos possam despertar a curiosidade do público infantil para o mundo dos livros e, assim, transmitir conhecimento tão importante nesta etapa do desenvolvimento”.

‘Feiras e Ações Literárias’ é a terceira chamada de projetos Petrobras Cultural para Crianças. Em 2020, foram realizadas as seleções de artes cênicas e de animação infantil.

A Petrobras lançou em 2019 a Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos e, desde então, vem apoiando projetos que incentivam estes primeiros anos de vida.

Diversas pesquisas reforçam que nesta fase se desenvolvem as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Além disso, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção, sendo território fértil e aberto para as práticas artísticas, educativas e culturais.

“Investir na Primeira Infância é possibilitar a evolução de competências essenciais para uma criança, tendo em vista que nessa fase são vividas experiências e descobertas que são levadas para o resto da vida e podem transformar realidades”, completa Ardenghy.
 
 Imprimir