Imprimir

Imprimir Notícia

11/01/2021 às 09:01 | Atualizada: 11/01/2021 às 12:24

Praças de Cuiabá se transformam em palco para lives de samba a partir desta 6ª

Entretê

Com o objetivo de levar o samba e o choro aos amantes dos ritmos, mas com segurança, o projeto Samba na Praça irá realizar três shows virtuais em Cuiabá. O palco será montado nas Praças da Mandioca, do Choppão e Ulisses Guimarães (das Bandeiras).

Um grupo formado por cinco músicos, que atua há mais de duas décadas na capital mato-grossense, sempre com casa lotada, dará o tom dos shows. A primeira live será realizada já nesta sexta-feira (15) e, as próximas, nos dias
 12 de fevereiro e, a última, em março de 2021.

Selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o projeto conta com recursos da Lei Adir Blanc para fomentar a arte e as manifestações culturais de Mato Grosso em momento de crise gerada pela pandemia da covid-19.

Para o diretor-executivo do projeto, Joari Augusto, o mundo não pode parar e a alegria é mais que necessária. "Atividades como apreciar a arte e ter momentos sociais foram afetadas pela pandemia da Covid-19. Mas o samba é resistência. Nós queremos proporcionar emoções positivas, mesmo à distância, acalentar as pessoas e levar alegria aos lares".

A professora e pesquisadora da economia criativa, Ana Lucialdo, explica que a música é um elo gerador de inclusão social e riqueza da economia artísticamente criativa. É uma das mais antigas manifestações culturais do homem, é uma arte enraizadas de sentimentos e pertencimento cultural, considerada por muitos como sua principal função. 

“A música em sua criação é performance da manifestação de sentimento de uma sociedade e representa uma importante categoria para a cadeia produtiva da economia criativa mundial, por gerar emprego e renda”, relata Ana.

Para a professora, o samba é considerado um dos mais importantes fenômenos culturais do Brasil. “É um ato  de resistência afro com suas raízes fincadas  na expressão cultural africana e nas tradições folclóricas brasileiras, especialmente aquelas ligadas ao samba rural primitivo dos períodos colonial e imperial, portanto, grande expressão cultural e representante da economia criativa”, complementa.

Serviço

Lives do projeto Samba na Praça
Datas: 15 de Janeiro; 12 de Fevereiro e Março de 2021
Horário: 18h   
Local: Facebook @sambanapracamt e @joariaugusto  
Contato: 65-98144 2200
 
 Imprimir