Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/2021 às 13:40 | Atualizada: 14/01/2021 às 14:19

Clubes promovem leitura de mulheres em Cuiabá com incentivo da Aldir Blanc

Entretê

Os clubes de leitura 'Lendo Mulheres Cuiabá' e 'Lúpus in Útero' foram contemplados na seleção de projetos promovida pela prefeitura da capital mato-grossense para aplicação da Lei Aldir Blanc.

O recurso recebido será utilizado para viabilizar as reuniões que os grupos organizarão entre fevereiro e abril deste ano, o que inclui a compra de alguns exemplares para as leitoras que, porventura, não possam adquiri-los.

Além do encontro presencial, com limite de trinta participantes, haverá transmissão on-line dos eventos. Isso permitirá a interação com pessoas de outras localidades ou a participação daquelas que preferem evitar contatos sociais em virtude da pandemia de covid-19.

As reuniões presenciais ocorrerão no Metade Cheio, em Cuiabá, com o cumprimento das recomendações sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.


'Lendo Mulheres Cuiabá', criado em agosto de 2019, é uma iniciativa das amigas Carla Maricato, Fernanda Maluf e Marília Bonna. O objetivo do grupo é incentivar a leitura de obras literárias escritas por mulheres. As reuniões são mensais e, a cada uma delas, um livro diferente é discutido.

Em 'Lúpus in útero', a ideia era criar um espaço para leitura e debate da obra Mulheres que correm com os lobos, da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Desde fevereiro de 2020, um grupo de mulheres tem se reunido para compartilhar suas perspectivas a respeito de diferentes capítulos do livro. As mediadoras do clube são a psicóloga Fernanda Maluf e a jornalista Larissa Campos.  

De acordo com Fernanda Maluf, as reuniões presenciais não acontecem desde março de 2020, por conta da pandemia. "Tivemos que migrar para plataformas de reunião on-line e seguimos nesse modelo por onze meses. Ter o projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc vai viabilizar nosso retorno aos encontros presenciais no Metade Cheio, o lugar onde nascemos e que apoiou os projetos desde o início. Estamos muito felizes com esse retorno", destaca Fernanda.


As reuniões do 'Lendo Mulheres Cuiabá' e do 'Lúpus in útero' são abertas ao público. Para participar presencialmente será necessário se inscrever usando o formulário disponibilizado a cada mês no perfil dos projetos no Instagram (@lendomulherescba e @lupusinutero).

Confira abaixo os cronogramas dos encontros: 


Lúpus in útero
11/02, 19h: Capítulo 13 (Mulheres que correm com os lobos)
11/03, 19h: Capítulo 14 (Mulheres que correm com os lobos)
08/04, 19h: Capítulo 15 (Mulheres que correm com os lobos)


Lendo Mulheres Cuiabá
24/02, 19h: Nossa Senhora do Nilo (Scholastique Mukasonga)
31/03, 19h: Pequeno manual antirracista (Djamila Ribeiro)
28/04, 19h: Kindred (Octavia Butler)
 
Formação de leitores

O Instituto Pró-livro realiza, a cada quatro anos, a pesquisa 'Retratos da leitura no Brasil'. Os dados divulgados em 2020 mostraram que a média de leitura do brasileiro é de cinco obras por ano. Se levarmos em conta apenas os livros lidos do começo ao fim, o índice cai para 2,5.

Para Fernanda Maluf, esse tipo de cenário torna ainda mais urgente a disseminação de clubes de leitura e outras iniciativas que façam com que os livros circulem de maneira mais democrática e cheguem a quem realmente importa: o leitor.

"Sabemos o quanto a leitura é importante para a formação crítica e cidadã. Ela abre os nossos olhos e mentes, fortalece a tolerância, a capacidade de compreender a diversidade. Estamos precisando muito disso", afirma a psicóloga.  
 
 Imprimir