Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:06:19
informe o texto

Notícias / Política

28/05/2021 às 17:16

Comissão especial promove novo debate sobre voto impresso na segunda-feira

Medeiros pediu que o tema fosse debatido com o ex-senador Roberto Requião (PR), autor do projeto de lei que deu origem à Lei 10.408/02, que prevê que a urna disporá de mecanismos que permitam a impressão do voto

Leiagora

Comissão especial promove novo debate sobre voto impresso na segunda-feira

Foto: Roberto Jayme / TSE

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, sobre o voto impresso, realiza uma audiência pública na próxima segunda-feira (31), às 14h,  

O debate atende a requerimentos das deputadas do PSL, Bia Kicis (DF), autora da proposta, e Caroline de Toni (SC); dos deputados do PT, Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Veras (PE) e Odair Cunha (MG); e do deputado José Medeiros (Pode-MT).

Bia Kicis defende a impressão do voto para permitir a auditagem dos resultados das eleições. Os deputados do PT, por sua vez, destacam que a urna eletrônica foi implantada justamente para proteção ao voto.

Já o deputado José Medeiros pediu que o tema fosse debatido com o ex-senador Roberto Requião (PR), autor do projeto de lei que deu origem à Lei 10.408/02, que prevê que a urna eletrônica disporá de mecanismos que permitam a impressão do voto, como forma de ampliar a segurança e fiscalização do voto eletrônico.

"É pessoa mais que capacitada para esse debate, por ter consciência das possibilidades e entraves inerentes a matéria", justifica.

Convidados

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:

- o ex-senador Roberto Requião;
- ex-deputada federal e atual vereadora de Macapá (AP) Janete Capiberibe;
- o representante da Procuradoria-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul Felipe Marcelo Gimenez; e
- a advogada especialista em Direito Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, Samara Castro.

A comissão tem como relator o deputado Filipe Barros (PSL-PR), que espera poder apresentar seu parecer após as audiências públicas, provavelmente até o fim de julho.

Saiba mais sobre a tramitação de propostas de emenda à Constituição

 
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet