Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:26:00
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

01/06/2021 às 12:20

PIB brasileiro cresce 1,2% no 1º trimestre e atinge nível pré-pandemia

Houve crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Metrópoles

PIB brasileiro cresce 1,2% no 1º trimestre e atinge nível pré-pandemia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o quarto trimestre de 2020. O resultado da atividade econômica foi divulgado nesta terça-feira (1º/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Frente ao mesmo trimestre de 2020, o PIB apresentou crescimento de 1%. No acumulado dos quatro trimestres, terminados em março de 2021, o PIB caiu 3,8%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

“Com o resultado do primeiro trimestre, o PIB voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014”, registrou o IBGE.

Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,048 trilhões. Os principais destaques do PIB no período foram registrados na agropecuária (5,7%), na indústria (0,7%) e no setor de serviços (0,4%).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Investimentos e consumo das famílias

Pela ótica da despesa, os investimentos tiveram alta de 4,6%, enquanto a Despesa de Consumo das Famílias (-0,1%) e a Despesa de Consumo do Governo (-0,8%) tiveram variações negativas em relação ao trimestre imediatamente anterior.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram crescimento de 3,7%, enquanto as Importações de Bens e Serviços cresceram 11,6% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Projeção para o ano

A estimativa oficial do Ministério da Economia é de expansão de 3,5% do PIB em 2021, mas o ministro Paulo Guedes afirmou ao colunista do Metrópoles Igor Gadelha que a pasta deve rever para cima, agora em julho, a projeção de crescimento.

“Todo o setor privado tem revisado o PIB para cima, o ministério deve rever agora também; também acredito que deva ser para cima, e as reformas vão prosseguir”, disse Guedes.

“O Brasil é o único país do mundo que tem feito reformas estruturantes em meio à pandemia. Pelo terceiro ano seguido, vamos surpreender”, emendou o ministro, sem antecipar números.

Nas últimas semanas, bancos e instituições financeiras passaram a anunciar novas projeções para o PIB de 2021. O Itaú Unibanco, por exemplo, elevou a previsão de crescimento de 4% para 5%.

Já a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) manteve nessa segunda-feira (31/5) a previsão de crescimento de 3,7% para o Brasil, mas apontou que o país deverá crescer menos do que média mundial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet