Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
02:06:53
informe o texto

Notícias / Política

01/06/2021 às 19:05

Russi ameniza crítica de Mauro e diz que judicialização é caminho democrático

Polêmica na Assembleia começou depois que deputados derrubaram todos os vetos do governo colocados para votação

Camilla Zeni

Russi ameniza crítica de Mauro e diz que judicialização é caminho democrático

Foto: Fablício Rodrigues/ALMT

Governador em exercício nesta terça-feira (1º), o presidente licenciado da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB), suavizou as críticas do governador Mauro Mendes (DEM) quanto à derrubada dos vetos do Executivo na Assembleia Legislativa. Para Russi, Mauro age pelo caminho democrático.

Nessa semana, o assunto ganhou espaço depois que os parlamentares derrubaram todos os vetos que foram colocados para votação na sessão do dia 26 de maio. Questionado, Mauro Mendes deu a entender que a Assembleia agia de forma impulsiva ao derrubar os vetos, que seriam pautados em parecer jurídicos da Procuradoria Geral do Estado. Mauro chegou a afirmar que os deputados poderiam “fazer o que quiserem”, porque, se ele achar que deve, judicializará as demandas. 

Para Russi, a judicialização é um caminho normal e democrático e, por isso, ele defende que Mauro estaria correto em seu posicionamento. Ainda segundo ele, apesar das judicializações, a relação com o governo estadual segue tranquila, uma vez que Assembleia e Executivo são poderes independentes. 

Leia também - Botelho rebate Mauro e diz que vetos são derrubados com parecer jurídico

“Tudo o que o governador entende por vetar e, ele tem a prerrogativa de vetar, ele veta, e a Assembleia, o que ela entende que tem que derrubar, assim o faz. O governador também tem outros meios, como procurar a Justiça através de Adin, para aqueles projetos que ele entende que não têm constitucionalidade”, ponderou.

“Acho que isso é bastante democrático. O governador respeita bastante esse espaço, faz uma conversa republicada com a  Assembleia Legislativa e faz parte do processo democrático”, completou, em entrevista à imprensa nesta terça-feira. 

Apesar da posição neutra do presidente da Assembleia, alguns parlamentares não concordam com a crítica do governador. Durante a sessão plenária desta terça-feira, o deputado Valdir Barranco (PT) comentou a fala do governador Mauro Mendes e pediu respeito às decisões da Assembleia. Já nessa segunda-feira (31), o primeiro secretário, deputado Eduardo Botelho (DEM), avaliou que estaria havendo divergência de entendimento entre as Procuradorias Legislativa e a do Estado.

Segundo Botelho, Mauro estaria judicializando até mesmo matérias que já foram discutidas no Supremo Tribunal Federal, como no caso do projeto de lei que proíbe o corte de energia elétrica durante a pandemia da covid-19. Com a estratégia, atrasa-se o cumprimento das leis.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet