Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
02:29:23
informe o texto

Notícias / Geral

02/06/2021 às 07:07

Saiba o que funcionará no feriado de Corpus Christi na Capital

Os comerciantes devem se atentar às disposições dos decretos municipais no que se refere ao horário de funcionamento

Leiagora

Saiba o que funcionará no feriado de Corpus Christi na Capital

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Nesta quinta-feira (3), dia de Corpus Christi, os órgãos e entidades do Executivo estadual não terão expediente. Também foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas na sexta-feira (4), medida adotada com vistas a promover o isolamento social, como forma efetiva de evitar a propagação da covid-19 no estado.

As exceções ao decreto são os órgãos que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais, como a segurança e a saúde. O Centro de Triagem, localizado na Arena Pantanal, funcionará normalmente na quinta e sexta, para atendimento ao público.

O Decreto nº 960/2021 foi publicado na edição extra do Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta terça-feira (1).


No que diz respeito às atividades econômicas, o comércio em geral poderá funcionar na Capital, durante o feriado de Corpus Christi, mas a abertura está condicionada a regras que foram acordadas em Convenção Coletiva (CCT).

A CDL Cuiabá orienta que as empresas que optarem abrir as portas devem observar as disposições constantes na CCT, vigente no que se refere ao trabalho em dias de feriado.

“Para os empregados que irão trabalhar neste dia, a remuneração das horas trabalhadas será em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado independente de compensação”, explicou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Os comerciantes devem se atentar às disposições dos decretos municipais dos referidos municípios no que se refere ao horário de funcionamento, bem como quanto as demais medidas de prevenção para contenção da disseminação do novo coronavírus.

Ganha Tempo

Assim como todos os órgãos estaduais, o Ganha Tempo não funcionará nesta quinta e sexta. Os postos localizados na Praça Ipiranga, nos Bairros Cristo Rei e CPA 1, e as unidades no interior do estado retomam o atendimento na segunda-feira (7). O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), também segue o mesmo padrão de funcionamento.

Saúde

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estarão fechados o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo. Na segunda, o funcionamento destes órgãos será normal.

A rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Central Estadual de Regulação e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente.

Segurança

Apenas as unidades administrativas irão parar, conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Em Cuiabá, as centrais de flagrantes do Bairro Planalto, e a central de ocorrências da Prainha, estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.

Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal também não param os serviços. O IML, assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.

Boletim de Ocorrência Online

Internautas poderão obter atendimento online na Delegacia Virtual, para registro de ocorrências, envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes. Para acessar a Delegacia Virtual clique aqui.

Agências Bancárias

Os bancos não abrirão na cidade nesta quinta, desta forma, estarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, todos os vencimentos de contas.

Os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet permanecerão provendo os serviços de forma usual, como já ocorre em feriados bancários.

Shopping Centers

Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto a praça de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet