Cuiabá, quarta-feira, 16/06/2021
15:59:33
informe o texto

Notícias / Variedades

04/06/2021 às 11:55

Rita Lobo faz piada xenófoba com médica e pede desculpas; entenda

Rita mandou uma indireta para Nise Yamaguch, que depôs na CPI da Covid, mas errou ao associar comentário à etnia da médica

Metrópoles

Rita Lobo faz piada xenófoba com médica e pede desculpas; entenda

Foto: Reprodução Instagram

A apresentadora Rita Lobo fez uma piada racista com a médica Nise Yamaguch, ouvida na CPI da Covid na terça-feira (2/6). Após ser criticada, a cozinheira apagou a publicação e se desculpou. “Eu errei”, disse ela.

O comentário foi motivado pela principal acusação que pesa sob Nise na CPI, a sugestão feita por ela de alterar a bula da cloroquina para incluir o medicamento no rol de tratamentos contra a Covid-19. De carona na temática, Rita postou o link de uma receita no Twitter e escreveu: “Okonomiyaki, que muitos chamam de panqueca japonesa, não leva cloroquina nos ingredientes”.

Ao perceberem o teor racista da piada, vários seguidores, incluindo os que não concordam com as opiniões da médica, criticaram a atitude da apresentadora.

“Nossa, Rita Lobo, fazer piada com a origem racial da doutora… jura? Tantas maneiras de atacar a incoerência e incompetência dessa pessoa, mas você escolheu a maneira mais racista. Parabéns. Quando alguém é incompetente, você pode criticar a incompetência da pessoa sem associar isso a raça dela. Associando a raça na crítica ou, pior ainda, fazendo piada com a raça você só está sendo incorreta. Vulgo: é uma atitude racista”, comentou a atriz Ana Hikari, que possui descendência japonesa.

“Rita, te adoro, mas deu mole nesse post. Recomendo ler as respostas (em especial as de pessoas asiáticas) e repensar a respeito”, alertou um seguidor.

“O grande problema é que quem é asiático vive ouvindo brincadeirinhas sobre diversas coisas. Isso é micro agressão que literalmente a gente cresce ouvindo. Não tem nenhum motivo para relacionar comida japonesa ou ancestralidade com o fato da Yamaguchi ser uma boçal”, escreveu outro.

Após a repercussão, Rita voltou as redes sociais e assumiu o erro. “Peço desculpas à comunidade japonesa e aos meus seguidores. O tuíte anterior é racista e, por esse motivo, vou apagá-lo.”

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet