Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
21:14:34
informe o texto

Notícias / Geral

06/06/2021 às 13:13

Brasil registrou mais mortes por Covid do que 89% dos países em 2020

Dados fazem parte de documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entregue à CPI da Covid

DO METRÓPOLES

Brasil registrou mais mortes por Covid do que 89% dos países em 2020

Foto: Aline Massuca/Metropoles

Uma nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) enviada à CPI da Covid mostra que o Brasil registrou, proporcionalmente à população total, mais mortes por Covid-19 em 2020 do que 89,3% dos demais 178 países com dados compilados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a nota, quando a comparação desses registros é ajustada à distribuição populacional por faixa etária e sexo em cada país, o resultado brasileiro fica ainda pior: 94,9% mais mortes do que os 178 países.

O documento foi encaminhado na última quinta-feira (2/6), em resposta a um requerimento de informações do vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Os indicadores analisados nesta nota apontam que os impactos conhecidos da pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil foram fortes, não apenas em comparação às séries históricas do próprio país, mas também no contexto internacional”, diz o instituto.

“Nos períodos analisados, o Brasil e outros países latino-americanos estão entre os mais atingidos do mundo em perdas de vidas e de empregos. Países da Oceania, da Ásia e da Escandinávia figuram entre os menos atingidos nas duas dimensões em 2020”, acrescenta.

Apesar dos alto número de mortes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem minimizado o impacto da pandemia no país. Nesse sábado (5/6), o Brasil registrou a perda de 472.531 vidas para a doença e computou 16.907.425 casos de contaminação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet