Cuiabá, sábado, 19/06/2021
20:49:19
informe o texto

Notícias / Judiciário

08/06/2021 às 08:20

Mato Grosso entra na mira do MPF por sediar Copa América em Cuiabá

Ao todo estão previstos cinco jogos na Arena Pantanal, na Capital, com início a partir do dia 18 de junho em Cuiabá

Camilla Zeni

Mato Grosso entra na mira do MPF por sediar Copa América em Cuiabá

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá foram notificados pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre a realização da Copa América no estado. O subprocurador Carlos Alberto Vilhena, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, alegou "atos violadores dos direitos à vida e à saúde".

Ao todo estão previstos cinco jogos na Arena Pantanal, na Capital, com início a partir do dia 18 de junho. A competição começa no dia 13. 

O MPF pondera que os governos colaboram com as violações à vida por se omitirem da obrigação de “prevenir condutas transgressoras de direitos humanos no contexto de atividades empresariais e do dever de proteção contra comportamentos atentatórios a mencionados direitos fundamentais".

No ofício enviado também à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o MPF alerta que todas as cidades que serão sede do campeonato estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados, e que a pandemia está em meio a alta de casos de covid-19. 

O MPF pondera que a realização do evento coloca em risco a saúde dos trabalhadores, entre jogadores, equipe técnica, jornalistas, funcionários dos estádios, seguranças e todos os demais que possam se envolver na logística da Copa. 

Pontua, ainda, que a movimentação provocada pelo campeonato, com deslocamento das delegações, por exemplo, podem potencializar o aumento da transmissão do vírus, com o "aumento do fluxo de passageiros no transporte coletivo, aéreo ou não, potencializando o aumento da transmissão do vírus”.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet