Cuiabá, quarta-feira, 16/06/2021
16:19:58
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/06/2021 às 20:23

Vazio sanitário da soja começa na próxima terça em Mato Grosso

O período terá início no dia 15 de junho e se estende até o dia 15 de setembro

Leiagora

Vazio sanitário da soja começa na próxima terça em Mato Grosso

Foto: Wenderson Araújo/CNA

A partir da próxima terça-feira (15) está proibida a presença de plantas vivas de soja no estado de Mato Grosso. O vazio sanitário terá início no dia 15 de junho e se estende até o dia 15 de setembro, e neste período é proibida a presença de plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária).

Há 15 anos o estado do Mato Grosso estabeleceu o Vazio Sanitário da soja, que é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja. A medida está prevista na Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 001/2021, e tem o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo no período de entressafra, atrasando a ocorrência da doença na safra seguinte.

A fiscalização do cumprimento do Vazio Sanitário é realizada pelos Agentes e Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), que devem fiscalizar mais de 5 mil propriedades.

“É importante que os produtores realizem a eliminação das plantas vivas de soja antes do início do período do Vazio Sanitário, e que mantenham suas lavouras livres de plantas de soja durante todo o período” alerta Renan Tomazele, diretor-técnico do Indea.

Denúncias quanto ao descumprimento do vazio sanitário podem ser feitas ao Indea-MT, por meio da Ouvidoria Setorial, pelo telefone 0800 647 9990, por meio Ouvidoria Geral do Estado pelo site oficial do Fala Cidadão, ou ainda nas unidades locais do Indea-MT. Os mesmos canais podem ser utilizados ainda para sanar dúvidas, fazer solicitações, elogios e/ou reclamações.

 
Da Assessoria Sedec-MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet