Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:27:40
informe o texto

Notícias / Geral

09/06/2021 às 12:42

Enem 2021 divulga aprovados para isenção da taxa de inscrição

Resultado é preliminar; candidato que discordar da avaliação poderá apresentar recursos entre 14 e 18 de junho. Inscrições abrem em 30/6

Metrópoles

Enem 2021 divulga aprovados para isenção da taxa de inscrição

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta quarta-feira (9/6), o resultado preliminar dos aprovados nos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Os candidatos que pediram para fazer a prova gratuitamente e tiverem tido o pedido negado poderão recorrer entre 14 e 18 de junho. A resposta final vai ser divulgada em 25 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.

O resultado sairá na Página do Participante, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante.

Segundo o edital, poderiam pedir isenção da taxa os candidatos:

Matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021

Que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo)

Pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico

Quem teve isenção na edição anterior, mas faltou à prova, precisou justificar a ausência para continuar tendo acesso ao benefício

Todos os candidatos, mesmo aqueles que tiveram a isenção aprovada, precisam se inscrever no exame. As inscrições abrem em 30 de junho e seguem até 14 de julho. As provas, tanto impressas como digitais, serão realizadas em 21 e 28 de novembro.

Veja as datas do Enem 2021:

Inscrições: 30/6 a 14/7

Pagamento da taxa: até 19/7

Prazo para pedir atendimento especializado: 30/6 a 14/7

Prazo para pedir tratamento pelo nome social: 19 a 23/7

Provas: 21/11 e 28/11

O exame deste ano passou por incertezas, após cortes no Orçamento anual, que afetaram principalmente o Ministério da Educação.Segundo o edital, “o participante que se ausentou na edição do Enem 2020, que teve a oportunidade de apresentar justificativa de ausência e teve sua solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 deferida deverá também efetuar sua inscrição para edição do Enem 2021”.

A nota do Enem é usada para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também é critério para programas de acesso ao ensino superior privado, como o Prouni, que oferece bolsas de estudo, e o Fies, que concede crédito para pagar mensalidade com juros zero ou reduzidos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet