Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:02:39
informe o texto

Notícias / Política

10/06/2021 às 15:15

Dilemário pede que Senado convoque Emanuel para explicar superfaturamento de remédios

O parlamentar vai propor a convocação com base na deflagração da segunda fase da Operação Overpriced

Leiagora

Dilemário pede que Senado convoque Emanuel para explicar superfaturamento de remédios

Foto: Divulgação

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) vai encaminhar um pedido ao presidente da CPI da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD), para que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) seja convocado a prestar esclarecimentos. Ele quer que o gestor municipal explique por que a Secretaria Municipal de Saúde comprou remédios com superfaturamento de 90%, usando recursos destinados ao combate à pandemia do coronavírus.

O parlamentar vai propor a convocação com base na deflagração da segunda fase da Operação Overpriced por parte da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), ocorrida na manhã desta quinta-feira (10). A investigação mira nas irregularidades na aquisição de medicamentos com recursos da covid-19.    

Leia também - Ex-secretário e servidores da Saúde de Cuiabá são alvos de operação da Deccor

“Ficou evidenciado pelas investigações da Deccor que a secretaria de Saúde promoveu uma dispensa de licitação para aquisição de remédios com recursos carimbados para a covid. No entanto, a secretaria adquiriu remédios para outras enfermidades. E o mais grave é que houve sobrepreço de 90% na aquisição dos remédios. Diante desse fato, vou propor que a CPI, realizada pelo Senado, convoque o prefeito. O povo de Cuiabá precisa saber onde foi parar os mais de R$ 180 milhões que o governo federal mandou para a Prefeitura de Cuiabá para o combate a pandemia”, disse o vereador.

O parlamentar disse, ainda, que a secretaria de saúde de Cuiabá virou uma “usina de escândalos”. Ele lembrou que dois secretários de saúde da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro foram afastados do cargo por decisão judicial. Inclusive, um foi preso, o ex-secretário Huark Correia, na Operação Sangria, que investiga uma organização criminosa que teria montado um esquema para desviar recursos da saúde. Já o outro ex-secretário, Luiz Antônio Possas, foi afastado acusado de realizar compra superfaturada de Ivermectina.

“Falo com veemência que a secretaria de saúde de Cuiabá virou uma usina de escândalos. Basta recorrermos à linha do tempo nesses últimos quatro anos e seis meses da gestão do atual prefeito para perceber isso. Além de dois secretários afastados, na gestão da atual secretária, Ozenira Félix, foi revelado através de uma fiscalização dos vereadores da oposição o escândalo dos milhares de medicamentos vencidos encontrados no depósito da secretaria de saúde, o CDMIC”, pontuou Dilemário.

 O vereador também mostrou indignação pelo fato da secretária de Saúde ter prorrogado a validade do contrato com a empresa Norge Pharma, que administra o CDMIC (Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá), onde foram encontrados medicamentos vendidos, em abril deste ano. Ele disse que a Norge Pharma já recebeu da secretaria de Saúde mais de R$ 11 milhões, deixou faltar milhares de remédios sob sua administração, e agora é “premiada” com a prorrogação do contrato por mais um ano.  

“Diante de tudo isso, o prefeito não tomou nenhuma providência. Um absurdo! Pra mim, passa a impressão que o prefeito e seus secretários têm confiança na impunidade, que nada vai acontecer a eles. Como que pode prorrogar o contrato com essa empresa, mesmo diante do fato de ter sido encontrado um “cemitério” de medicamentos vencidos no CDMIC?”, indagou o vereador Dilemário.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet