Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
13:17:40
informe o texto

Notícias / Geral

13/06/2021 às 14:00

Saiba qual a relação da vacina contra covid-19 e o consumo de álcool

Leiagora conversou com profissionais de saúde, que falam sobre a orientação do Ministério da Saúde

Angélica Callejas

Saiba qual a relação da vacina contra covid-19 e o consumo de álcool

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Afinal, após receber a vacina contra a covid-19, é permitido ingerir bebida alcóolica? Quais as consequências dessa mistura no organismo? Será que diminui a eficácia dos imunizantes ou pode provocar algum efeito colateral? Para esclarecer essas dúvidas, o Leiagora conversou com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica em Cuiabá, Flávia Guimarães, e a coordenadora da Campanha de Vacinação na Capital, Valéria de Oliveira.

Ambas reiteram que a orientação do Ministério da Saúde é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas após a vacinação contra covid-19, por no mínimo três dias.

Flávia Guimarães ressalta a importância de reduzir o consumo de bebida alcóolica após a aplicação, pois o que se sabe, com certeza, é que o álcool não faz bem para a saúde, então é preferível que não seja feito uso do mesmo. “A gente não tem isso muito claro, mas, de qualquer forma, estamos falando do sistema imunológico e da interferência do álcool em nosso sistema”, explica.

Coordenadora da Campanha de Vacinação em Cuiabá, Valéria de Oliveira acredita que um dos motivos dessa orientação é que as vacinas não sejam erroneamente associadas a qualquer problema decorrente da ingestão do álcool.

“Se você toma bebida alcoólica e acontece alguma coisa com você, como um acidente ou algum mal, será associado à vacina e não à bebida que você tomou. Por isso a orientação de não ingerir álcool por três dias”, destaca Valéria.

Essa pergunta também é respodida pelo portal oficial da Fundação Fiocruz, empresa que produz o imunizante da AstraZeneca/Oxford no Brasil. Em junho deste ano, eles responderam se a ingestão de álcool pode comprometer a eficácia das vacinas. A resposta foi essa: "Atualmente, não há evidências de que o consumo de álcool interfira na eficácia das vacinas Covid-19. A vacinação é considerada uma importante oportunidade para incentivar comportamentos positivos em relação à saúde da população".

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet