Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
12:31:17
informe o texto

Notícias / Geral

12/06/2021 às 08:05

Caixão de glitter, ajuda ao João e gasto da prefeitura sem licitação são destaques da semana

Perdeu o que rolou? O Leiagora te mostra as notícias mais acessadas

Angélica Callejas

Caixão de glitter, ajuda ao João e gasto da prefeitura sem licitação são destaques da semana

Foto: Arquivo Pessoal

Nesta semana, uma mãe foi surpreendida por um bilhete inusitado, escrito por sua filha Júlia Godoy Lopes, de 16 anos, antes de fugir de casa. A menina escreveu uma carta à mão, pedindo que fosse enterrada em um caixão de glitter. Felizmente, a jovem foi encontrada viva no dia seguinte, na quarta-feira (9), em Sinop. O Leiagora fez uma matéria do reencontro da menina com a mãe.

Por falar em preocupação materna, Claudete Aparecida Teixeira, mãe do João, de 5 anos, portador de várias doenças neurológicas, que afetam as funções motoras, pede a ajuda financeira de todos que puderem colaborar. Claudete está esperando um agendamento pelo SUS para confirmar o diagnóstico do João, mas essa espera está atrasando o tratamento adequado da criança. Então ela abriu uma vaquinha, a fim de custear uma consulta particular e demais gastos logísticos, para finalmente poder oferecer um tratamento ao filho.

A matéria sobre os gastos de R$ 6,8 milhões, sem licitação, da Prefeitura de Cuiabá também recebeu muitas visualizações. Acontece que a Prefeitura assinou três contratos para serviços de ortopedia e traumatologia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), utilizando como base o Artigo 29, Inciso XV, da Lei Nº 13.303, que diz que é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista “em situações de emergência”.
 
Veja abaixo a lista com outros destaques da semana

AGRO E ECONOMIA

Trabalhadores nascidos em agosto podem sacar auxílio emergencial
 
Os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nascidos em julho, já podem sacar a partir dessa sexta-feira (11), a segunda parcela do auxílio emergencial 2021.

Proposta quer dar desconto de 95% a juros e multas de IPVA e ITCD em MT

O governo Mauro Mendes (DEM), encaminhou à Assembleia Legislativa o Programa Extraordinário de Recuperação de Créditos Tributários (Refis), que busca beneficiar as pessoas com pagamento e parcelamento dos créditos tributários gerados e ocorridos até 31 de dezembro de 2020.
 
Apesar de crise, Brasil não corre risco de apagão em 2021, diz ONS
 
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que o país não corre risco de corte no fornecimento de energia este ano, apesar de o país passar pela “pior crise hidrológica desde 1930”. Porém, a entidade afirma que o nível das chuvas, “significativamente abaixo da média histórica”, motivou uma série de recomendações.

POLÍTICA

Prefeitura de Cuiabá gasta R$ 6,8 milhões em contratos sem licitação
 
Há quase dois anos, a Prefeitura de Cuiabá tem contratado, de forma emergencial e sem licitação, os serviços de ortopedia e traumatologia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). As duas empresas, inclusive, têm os mesmos sócios-administradores.
 
Deputados vão mediar reunião de sindicalistas para evitar greve por falta de RGA
 
De acordo com o deputado estadual João Batista (Pros), que esteve reunido com representantes do Fórum Sindical na terça-feira (8), a intenção dos membros dos sindicalistas é começar a abrir um diálogo com o governo do Estado em relação à Revisão Geral Anual (RGA) que lhe é devida.
 
Vídeo | Cuiabá consegue doses extras de vacinas contra a covid-19
 
A resposta foi dada pelo ministro ao parlamentar durante audiência realizada na manhã de quarta-feira (9), ocasião em que gravaram um vídeo juntos, anunciando a medida. A quantidade ainda não foi definida.

POLÍCIA

Familiares procuram jovem que deixou carta pedindo para ser enterrada em caixão de glitter
 
Desesperados, os familiares procuraram pela jovem, que sumiu na terça-feira (8), no município de Sorriso (398km distante de Cuiabá). Na quarta-feira (9), ela foi encontrada em Sinop.
 
Vídeo | PM resgata recém-nascido abandonado em 'boca de fumo'
 
A Polícia Militar foi acionada pelo Conselho Tutelar da cidade, que estava com uma ordem judicial para retirar o bebê de uma casa no Residencial Vera. O caso aconteceu na terça-feira (8).
 
Após confronto, polícia segue na busca pelo restante da quadrilha que roubou bancos
 
A suspeita é que restam ainda entre 8 a 11 bandidos na mata. Segundo o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, as buscas se concentram na região norte do estado.

JUDICIÁRIO

Mato Grosso entra na mira do MPF por sediar Copa América em Cuiabá
 
Ao todo estão previstos cinco jogos na Arena Pantanal, na Capital, com início neste domingo (13). No ofício enviado também à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o MPF alerta que todas as cidades que serão sede do campeonato estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados.
 
Justiça marca julgamento de militares acusados por morte de oficial do Bope
 
A 11ª Vara Criminal de Cuiabá, especializada da Justiça Militar, agendou para o dia 22 de julho o julgamento de três militares acusados pela morte do 1º tenente do Bope Carlos Henrique Scheifer, ocorrida em maio de 2017 durante ação no interior do estado. Esta será a primeira audiência de julgamento do caso.
 
PGR defende que deputado federal Daniel Silveira volte à prisão

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu o retorno do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) à prisão por sucessivas violações ao monitoramento por tornozeleira eletrônica.

GERAL

Mãe pede ajuda para custear consulta no Hospital Pequeno Príncipe e diagnosticar filho de 5 anos
 
João tem transtorno/distúrbio neuropsicomotor do desenvolvimento (F83), encefalopatia crônica não evolutiva, atraso global no desenvolvimento que evolui aos traços autísticos, hipotonia muscular e déficit intelectual. Claudete Aparecida Teixeira, mãe do pequeno João, clama por ajuda daqueles que se sensibilizam com o drama de vida enfrentando por seu filho.
 
Intubado, secretário de Governo vai ser transferido em UTI aérea para SP
 
Com 55 anos, o gestor foi diagnosticado com covid-19 no dia 28.  Luis Cláudio Sodré (Progressistas), foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, para São Paulo, na segunda-feira (7).
 
Gestantes, puerpéras e lactantes serão vacinadas contra covid-19
 
O projeto de autoria da vereadora Maysa Leão (Cidadania), recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde e para ser colocada em prática precisa receber a sanção do prefeito de Cuiabá.

ENTRETÊ

Flor Ribeirinha representa o Brasil em festival da Polônia
 
O 26º Festival Folk Harbor será realizado no período de 26 a 30 de junho em Gorzów Wlkp, na Polônia. O Brasil será representado pelo Grupo Flor Ribeirinha a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança-FIDAF Brasil.
 
Lei Aldir Blanc alcança 80% da população de MT
 
De acordo com a Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso, foram atendidas 2.576.711 pessoas pelos editais da Secel-MT, o que corresponde a 79,92% da população do estado.
 
Na txintxa com Almê | Demilson Nogueira

O quadro humorístico, Na txintxa com Almê, apresentado por Almerinda George Lowsbi, desta vez traz uma entrevista com o vereador Demilson Nogueira, do Progressistas.

ESPORTES

Por falta de campo, seleções da Copa América vão treinar no Dito Souza e CT do Cuiabá


As seleções que virão jogar na capital mato-grossense usarão os campo em Várzea Grande e Cuiabá. Isto acontece porque os centros de treinamentos da Copa de 2014 nunca ficaram prontos.
 
Cuiabá perde de 1 a 0 para o Fluminense e sofre primeira derrota na série A

O Cuiabá sofreu a primeira derrota na série A do Brasileirão. O Dourado perdeu de 1 a 0 para o Fluminense, que está há 11 jogos invicto na competição. Apesar da derrota, Cuiabá apresentou um futebol bem mais agressivo do que nos outros jogos.

Jogo entre Cuiabá e Atlético-GO pelo Brasileirão é adiado

Na terça-feira (8), a CBF confirmou o adiamento da partida entre Cuiabá e Atlético-GO, marcado para a próxima segunda-feira (14), na Arena Pantanal, pela terceira rodada do Brasileirão. A mudança se dá pela realização da Copa América, na Arena Pantanal, que receberá cinco jogos da competição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet