Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:14:13
informe o texto

Notícias / Política

14/06/2021 às 15:11

Ao menos 13 vereadores da Capital devem disputar eleição em 2022

Destes, dois analisam a possibilidade de concorrer a uma vaga na Câmara Federal em busca de representatividade partidária

Kamila Arruda

Ao menos 13 vereadores da Capital devem disputar eleição em 2022

Foto: Reprodução

Dos 25 vereadores por Cuiabá, ao menos 13 devem disputar a eleição do próximo ano. Destes, dois analisam a possibilidade de concorrer a uma vaga na Câmara Federal em busca de representatividade partidária, tendo em vista a legislação eleitoral no que se refere à chamada cláusula de desempenho, que prevê um número mínimo de votos para um deputado federal, estadual ou distrital se eleger.

Por conta disso, principalmente os partidos menores, buscam maior representatividade no Congresso Nacional com candidaturas estratégicas. Na prática, a medida restringe o acesso das legendas aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV. 

Pensando nisso, devem encarar a disputa proporcional a deputado federal os vereadores Sargento Joelson (Solidariedade) e Edna Sampaio (PT).

Os demais, por sua vez, devem concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Trata-se de Adevair Cabral (PTB), Dilemário Alencar (Podemos), Juca do Guaraná Filho (MDB), Marcrean Santos (Progressista), Mario Nadaf (PV), Renivaldo Nascimento (PSDB), Wilson Kero Kero (Podemos), Diego Guimarães (Cidadania), tenente coronel Paccola (Cidadania), Drº Luiz Fernando (Republicanos) e sargento Vidal (PROS). 

Vale ressaltar que, desde a última eleição, realizada em 2020, foram proibida as coligações partidárias em eleições proporcionais. Com isso, as agremiações partidária ficaram impedidas de se coligar na disputa das vagas para deputados e vereadores. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet