Cuiabá, quarta-feira, 04/08/2021
11:15:34
informe o texto

Notícias / Geral

15/06/2021 às 11:40

Bolsonaro adianta que deve vetar passaporte da vacina

Presidente se queixou com apoiadores da proposta que cria um Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS) para Covid-19

Metrópoles

Bolsonaro adianta que deve vetar passaporte da vacina

Foto: Carolina Antunes/PR

Em interação com apoiadores nesta terça-feira (15/6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que vetará o projeto de lei sobre passaporte sanitário de vacinação, caso o Congresso Nacional aprove a matéria.

“Sem comentário, mas tem que comentar. A vacina vai ser obrigatória no Brasil? Não tem cabimento. Daí, alguns falam: ‘Ah, para você viajar tem que ter um cartão de vacinação’. Olha, cada país faça suas regras. Se para ir a tal país tem que ter tomado tal vacina, se você não tomar, você não entra. Agora, obrigar todo mundo a tomar vacina… Sem comentários”, disse ele na saída do Palácio da Alvorada.

“Então, eu não acredito que passa no parlamento. Se passar, eu veto. E o Parlamento tem o direito de analisar, tem o direito não, vai analisar o veto. Se derrubar, daí é lei”, prosseguiu.

A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi divulgada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Projeto

O projeto citado pelo mandatário cria um Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS) para permitir que as pessoas vacinadas ou que testaram negativo para a Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas circulem em espaços públicos ou privados onde há restrição de acesso.

O texto foi aprovado pelo Senado Federal no último dia 10 e está em debate na Câmara dos Deputados. Se for aprovado sem alterações pela Câmara, vai à sanção presidencial. Se for modificado, retorna para análise dos senadores.

Devido à pandemia da Covid-19, alguns países estão considerando usar o novo documento para controlar e garantir a segurança de todos, principalmente em ambientes coletivos.

Há companhias aéreas, inclusive que voam para o Brasil, que colocaram esse sistema em vigor. Em outros países, se discute usar o passaporte de saúde digital no dia a dia, além das viagens.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet