Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:01:13
informe o texto

Notícias / Política

15/06/2021 às 19:40

Em meio a escândalos na saúde, Emanuel acumula 3º secretário em menos de um 1 ano

CPI dos Medicamentos investiga remédios vencidos encontrados no Cdmic e Deccor apura sobrepreço em aquisições da secretaria

Kamila Arruda

Em meio a escândalos na saúde, Emanuel acumula 3º secretário em menos de um 1 ano

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

Em meio à pandemia e a uma série de escândalos envolvendo desvio de dinheiro público e medicamentos vencidos, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou a saída da secretária de Saúde Ozenira Felix do primeiro escalão municipal. Essa é a segunda vez que o emedebista troca o comando da Saúde da capital em menos de um ano.

Ozenira será substituída pelo atual diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Célio Rodrigues da Silva, que a princípio acumulará as duas funções.

A secretária estava à frente da pasta desde outubro do ano passado, quando assumiu interinamento no lugar do então secretário Luiz Antônio Possas de Carvalho, que foi afastado pela Justiça durante a primeira fase da Operação Overpriced, a qual trouxe à tona um esquema de suposta compra superfaturada de ivermectina.

A troca de secretários neste momento em que a saúde do município está sendo alvo de diversas polêmicas causa estranheza. Isto porque, Emanuel vem postergando promover alterações no seu staff desde quando foi reeleito prefeito da capital, mas optou por fazer essa troca no momento em que a Secretaria está na mira da Câmara de Vereadores e da Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor).

Está em andamento no Parlamento Municipal, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis fraudes na aquisição, armazenamento e gestão dos medicamentos da capital. A medida é fruto de uma denúncia feita pelos parlamentares de oposição, que encontraram uma série de medicamentos com prazo de validade vencido estdocado no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (Cdmic).

Já na semana passada, a polêmica envolvendo os remédios vencidos ganhou novos desdobramentos com a deflagração da segunda fase da Operação Overpriced, a qual culminou no afastamento de três secretários-adejuntos de saúde e uma servidora da pasta.

Investigações conduzidas pela Deccor apontam que remédios que não são utilizados para combater a covid-19, foram adquiridos pela Secretaria de Saúde da capital de forma emergencial, com sobrepreço de até 90%. 

Apesar disso, o prefeito afirma que a alteração trata apenas de uma reoxigenação em sua equipe. De acordo com ele, Ozenira continua à frente da Secretaria de Gestão, pasta que acumulava junto com a Saúde.

“Ozenira, que é uma gestora excepcional, com vasto currículo e capacidade técnica. Trabalhou de forma incansável frente à pandemia causada pela covid e com louvor liderou à campanha de vacinação na capital, que já aplicou mais de 243 mil doses. Certamente, por toda sua dedicação e trabalho, continuará na gestão, mas desde à reeleição anunciei que entendia ser necessário esse processo, de reoxigenar as pastas, de aproveitar talentos em novos desafios”, disse.

Para ele, mudanças possibilitam  que novos resultados. “Trabalhamos com uma equipe acima da média, mas é preciso mudar garantir a dinâmica, pautados pelo meu compromisso, o de prestar serviços de excelência, da melhor qualidade aos que mais necessitam, mas sempre respeitando a eficiência e o comprometimento com a gestão, o amor por Cuiabá”, completou.

Para cuidar da ECSP, Emanuel citou que já formalizou o convite, mas que ainda não obteve uma resposta. Até lá, o novo secretário acumulará as missões. 

“Célio, por toda sua experiência e formação, irá acumular as funções, nesse primeiro momento,  junto à ECSP e a pasta da Saúde. Estou no aguardo da resposta ao convite que já fiz. Estimo que em breve já terei recebido o retorno e irei anunciar o titular para gestão da Empresa  Cuiabana de Saúde Pública”, explicou. 

Currículo

Célio Rodrigues da Silva é natural de Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul (MS) é tenente do Exército Brasileiro. Graduado em Administração, já exerceu os cargos de diretor administrativo financeiro da Secretaria de Saúde de Cuiabá, secretário adjunto de gestão da saúde de Cuiabá e diretor geral do Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet