Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
07:32:27
informe o texto

Notícias / Política

19/06/2021 às 12:00

População de MT pode estar até 70% vacinada em outubro, avalia deputado

Liberação de 71 mil doses de vacinas russas para Mato Grosso reacendeu "esperança" por imunização completa

Camilla Zeni

População de MT pode estar até 70% vacinada em outubro, avalia deputado

Foto: Governo de SP

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Dr. João (MDB), tem uma posição otimista em relação à vacinação dos mato-grossenses. Para ele, a primeira liberação de importação da vacina russa Sputnik V já simboliza avanço e, com isso, até outubro pelo menos 70% da população do Estado poderá estar imunizada contra a covid-19.

Na noite de terça-feira (15), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou Mato Grosso a importar até 71 mil doses do imunizante, de forma experimental. A liberação veio com diversas condições, que também haviam sido impostas a um primeiro grupo de estados que tinham recebido a autorização no dia 4 de junho. 

“Eu acho que isso vai alavancar bastante a imunização no nosso Estado. Com aquelas vacinas que o Governo comprou também, espero que até o final de setembro, outubro, a gente tenha vacinação de, pelo menos, 70% da população”, avaliou otimista. 

O deputado lembrou que Mato Grosso assinou uma carta de intenção de adquirir 1,2 milhão de doses no mês de março, em conjunto com o Consórcio do Nordeste e Amazônia Legal, num total de 12 estados e 37 milhões de doses pleiteadas. Contudo, a Anvisa relutou em conceder a autorização para a importação, tendo inclusive negado, no final de abril, o pedido dos estados.

Para o parlamentar, não fazia sentido a falta de liberação, considerando que “mais de 50 países já usava o imunizante”. Agora, ele acredita que um primeiro passo já foi dado. “Abrindo esse espaço, essa pequena quantidade, vai ter espaço para a gente comprar e ver se eles entregam pelo menos metade dessas vacinas pra gente”, completou. 

Atualmente, segundo o painel informativo da covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde, apenas 8,46% da população mato-grossense recebeu os imunizantes. O município que está mais adiantado em relação à média estadual é General Carneiro, com 28,3% dos seus moradores vacinados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet