Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:06:15
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/06/2021 às 14:27

STJ nega recurso e mantém condenação de deputado por improbidade

Juarez Costa foi condenado por fazer contratações temporárias de servidores públicos quando era prefeito de Sinop

Camilla Zeni

STJ nega recurso e mantém condenação de deputado por improbidade

Foto: Reprodução

O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a condenação do deputado federal Juarez Costa (MDB) por improbidade administrativa. A decisão, não conhecendo um recurso especial movido por ele, foi publicada nesta segunda-feira (21). 

Juarez foi condenado, em 2017, por contratações temporárias de servidores públicos quando era prefeito de Sinop (500 km de Cuiabá). Segundo a denúncia, a contratação envolveu casos não excepcionais e ainda durou prazo além do estipulado.

Por decisão da justiça estadual, ele teve declarada a suspensão de direitos políticos por três anos, foi proibido de contratar ou receber benefícios e incentivos fiscais do poder público, e ainda deveria pagar uma multa civil de 10 vezes o valor que recebia.

Leia também - MPE investiga falta de sedativos no Pronto-Socorro

O deputado recorreu no Tribunal de Justiça, mas a Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo rejeitou seus recursos. 

Ao STJ, ele alegou que a decisão aplicada pela Justiça
tem interpretação divergente da legislação, já que "a existência de lei autorizativa da contratação temporária afasta o dolo da conduta, impossibilitando a condenação do agente por improbidade administrativa". 

O deputado tentava conseguir afastar a alegação de que houve dolo em sua conduta na contratação dos profissionais. Contudo, o ministro avaliou que não há controvérsas na condenação de Juarez, na qual ele afirmou que ficou constatado o dolo. 

Além disso, o ministro observou que modificar a conclusão da condenação demandaria reexame do acervo fático-probatório do caso, o que, segundo ele, é inviável pelo recurso especial - tipo de recurso movido pelo deputado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet