Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:48:35
informe o texto

Notícias / Geral

22/06/2021 às 16:55

Lactantes serão as próximas convocadas na vacinação contra a covid-19 em Lucas

Grupo deve comparecer ao Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência e deixar nome em lista de espera

Leiagora

Lactantes serão as próximas convocadas na vacinação contra a covid-19 em Lucas

Foto: Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Lactantes acima de 18 anos de idade serão vacinadas contra a covid-19, em Lucas do Rio Verde. Enquanto as doses não chegam ao município, a Secretaria de Saúde pede que as lactantes compareçam até o Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência e deixe o nome em uma lista de espera.

A lista servirá para controle e organização, e à medida que as doses chegarem essas mulheres serão convocadas para receber a imunização no PSF onde foram incluídas no cadastro de lactantes.

Para deixar o nome na lista de espera, a lactante deve estar munida dos documentos pessoais e da certidão de nascimento da criança. É importante manter todos os dados cadastrais atualizados no PSF, especialmente o número de telefone, já que esse é o meio de contato entre o paciente e a imunização.

De acordo com a Resolução nº 63, o Governo do Estado inicialmente entende como lactante a mãe que está amamentando – de 46 dias pós-parto até os 12 meses de idade (um ano) da criança. Do dia um ao dia 45 pós-parto a mulher é considerada puérpera e este grupo está sendo imunizado juntamente com as gestantes.

Ainda conforme a Resolução nº 63, neste momento, Lucas do Rio Verde receberá do Governo do Estado cerca de 20% da estimativa de doses destinadas à lactantes, incluindo 1ª e 2ª doses na mesma remessa.

Sobre as lactantes infectadas ou com suspeita de covid-19, o Ministério da Saúde esclarece que ainda não há comprovação de que o coronavírus seja transmitido através do leite e que a mãe não precisa ser separada do bebê. De qualquer forma é imprescindível a adequada lavagem das mãos antes e depois da amamentação ou da retirada do leite materno.

O Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19 (7ª edição) reforça que o ALEITAMENTO MATERNO NÃO DEVERÁ SER INTERROMPIDO em caso da vacinação de lactantes e a DOAÇÃO DE LEITE de lactantes vacinadas está permitida.

Não há restrição para lactantes para o recebimento da vacina da marca AstraZeneca. A restrição é exclusiva para gestantes e puérperas. Ou seja, após os 45 dias de nascimento do bebê, a mãe pode receber vacina de qualquer marca disponível.

No entanto, assim como no caso de gestantes e puérperas, as lactantes devem ser informadas sobre os dados de eficácia e segurança conhecidos sobre as vacinas e da ausência de alguns dados relacionados para que possam tomar uma decisão esclarecida e não influenciada.

 
Da Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet