Cuiabá, segunda-feira, 26/07/2021
12:31:04
informe o texto

Notícias / Polícia

22/06/2021 às 22:17

Lucas do Rio Verde registra furto de 84 doses de vacina AstraZeneca

O imunizante foi aspirado dos frascos, que foram deixados para trás. Secretária de Saúde do município registrou boletim de ocorrência

Eduarda Fernandes

Lucas do Rio Verde registra furto de 84 doses de vacina AstraZeneca

Promotora à esquerda e secretária à direita

Foto: Reprodução / MT Agora

O município de Lucas do Rio Verde registrou o furto de 84 doses da vacina AstraZeneca, contra a covid-19, que estavam armazenadas no Posto de Saúde da Família (PSF) Rio Verde. O imunizante foi aspirado dos frascos, que foram deixados para trás. Na noite desta terça-feira (22), a secretária de Saúde do município, Fernanda Heldt Ventura, registrou boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Judiciária Civil reportando o crime. Ela alerta que a vacina só dura 6 horas após o frasco ter o lacre rompido.

A situação foi detectada ao final do dia de vacinação, após contagem do estoque. Ao ser comunicada da situação, imediatamente a secretária se deslocou até a delegacia. No PSF em questão, estavam 120 pessoas com comorbidades para esta terça e mais 120 do mesmo grupo de prioridade para esta quarta-feira (22).

As doses foram levadas para o PSF nessa segunda (21), ao final do dia. “Como a pessoa que fez o que fez retirou o líquido de dentro dos frascos e deixou os frascos, a equipe que estava vacinando não identificou isso no início do dia [de hoje]. Ontem quando as doses foram entregues, elas estavam num invólucro lacrado. E isso foi conferido e confirmado pela pessoa que recebeu ali no PSF Rio Verde. Então a gente sabe que elas saíram da Vigilância e chegaram no PSF lacradas. Depois disso é que... A sala onde elas ficam fica trancada com chave. E no final agora do dia foi verificado que cerca de 17 frascos estavam vazios e eu fui acionada”, relatou a secretária em entrevista à imprensa local, cuja fala foi transmitida pelo veículo MT Agora.

A procuradora do município, Derlise Marchiori, contou que assim que foi contatada pela secretária, ligou para o promotor de Justiça Daniel Mariano e para o delegado de Polícia Civil, Eugênio Rudy Júnior - este para solicitar reforço na segurança do PSF.

“Os dois policiais estiveram lá, a gente conversou com os funcionários, com os servidores, doutora Fernanda acompanhou. Fizemos todas as vistorias no local, isolamos a sala, e estamos na delegacia agora fazendo os boletins de ocorrência”, explica Derlise.

Ainda segundo a procuradora, a secretária de Saúde já foi ouvida na delegacia, bem como as duas servidoras que ficam responsáveis pela vacinação. Além da investigação policial, ela ressalta que o município irá instaurar uma sindicância para apurar a responsabilidade dos fatos.

Entre hoje e amanhã (23), um perito deve analisar a sala, que está isolada.

Quanto às pessoas que estão agendadas para receber a vacina, a secretária de Saúde garante que não serão prejudicadas, pois o município ainda dispõe de doses e, além disso, ela irá requisitar reposição ao Estado. “O Estado tem uma reserva técnica prevendo perdas e eu espero que a gente consiga sensibilizar o Estado diante do acontecido para que não haja também nenhum prejuízo dos que receberiam, porque são 84 doses a menos”.

A secretária fez um apelo à população, que se souber de algo sobre as vacinas, entre em contato com a polícia ou com a prefeitura. “Nós também vamos investigar dentro da prefeitura porque é um órgão público, é um prédio público. Então nós temos as escalas dos profissionais, de todo mundo que entrou, que saiu. Vamos investigar”.

Confira abaixo a nota da prefeitura sobre o caso:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclarece que registrou Boletim de Ocorrência, nesta terça-feira (22), após constatar a ausência de 84 doses da vacina contra a Covid-19 da marca AstraZeneca. Os imunizantes estavam em um PSF, onde seriam utilizados para vacinação por agendamentos.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.

A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feira. Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. No final da tarde, ao conferir o estoque, trabalho que é feito diariamente, e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A Secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.

Conforme a Procuradoria Municipal, será instaurada uma sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O Município segue acompanhando a investigação da Polícia para prestar esclarecimentos à população.

A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada. 

A Prefeitura fará as devidas solicitações ao Governo do Estado a fim de obter uma reserva técnica, reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.

TRANSPARÊNCIA
Reiterando o compromisso em manter a transparência com a sociedade luverdense, a Prefeitura salienta que, de acordo com o painel de distribuição de vacinas do Governo do Estado de Mato Grosso, dos 141 municípios, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose. As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.

No portal exclusivo para Coronavírus, no site da Prefeitura, em “Transparência”, é possível acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados. 

Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, acesse: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet