Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:48:11
informe o texto

Notícias / Geral

26/06/2021 às 08:48

Assaltante que defecou durante abordagem e Programa Soja Legal são destaques da semana

Não acompanhou todas as notícias? O Leiagora faz um resumo de tudo que rolou de mais importante na semana

Paulo Henrique Fanaia

Assaltante que defecou durante abordagem e Programa Soja Legal são destaques da semana

Foto: Montagem Leiagora

A semana foi de muita polêmica na política mato-grossense. O deputado federal José Medeiros (Podemos) criticou o governador Mauro Mendes, dizendo que este faz oposição ao presidente Bolsonaro. Muito comentada também foi a previsão que o mesmo deputado fez sobre a possível escolha dele pelo presidente Bolsonaro como candidato nas eleições para governador de Mato Grosso em 2022.

Entre as mais lidas de Polícia está a matéria do assaltante, que, de tão assustado, defecou nas calças durante abordagem policial. Além disso, causou muita comoção o vídeo que mostra um carro batendo violentamente contra uma árvore, causando a morte de duas pessoas em Feliz Natal. Na semana também teve matéria contando a história da Talyta Pimenta Jara, a terceira mulher do Brasil a fazer parte do Esquadrão Antibombas do Bope.

Nos esportes, chamou atenção o membro da delegação da seleção Uruguai preso por assedio sexual e também a vitória do Chile sobre a seleção Boliviana no segundo jogo da Copa América.

Quer saber mais o que rolou na semana? Confira as notícias que foram destaque:
 
Agro e Economia

1 - Aprosoja lança programa para desmistificar agro e ministra afirma: 'soja brasileira é sustentável'

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, elogiou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) pelo protagonismo na sustentabilidade da produção de grãos ao lançar o Programa Soja Legal. "É um passo para se chegar na certificação, mostrando para o mundo que a soja brasileira é sustentável", declarou na noite de terça-feira (22), em Brasília, no lançamento do programa.

2 – Moradores de Cuiabá, Nova Mutum e Tangará da Serra ganham R$ 50 mil na Nota MT

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) realizou na quinta-feira (24) mais um sorteio do Programa Nota MT, o Especial São João, com cinco prêmios de R$ 50 mil. Os ganhadores foram: Danilo Luiz Cocco Folgiarini, Frederico Augusto da Rocha Capilé e Joyce Christine Campos dos Santos, todos de Cuiabá; Lucio Arnhold, de Nova Mutum; e Paulo do Nascimento Machado, de Tangará da Serra.
 
3 – Preço médio do etanol sobe em 17 Estados na semana

Os preços médios do etanol hidratado subiram em 17 Estados na semana de 13 a 19 de junho, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Houve queda em outros oito Estados e no Distrito Federal. Não foi possível calcular a oscilação no Amapá porque não houve levantamento no Estado na semana passada.

Política

1 – ‘Governador apostou errado quando escolheu ser oposição a Bolsonaro’, declara Medeiros

O deputado federal José Medeiros (Podemos-MT) acredita que o governador Mauro Mendes (DEM) fez uma “aposta errada” quando escolheu ser oposição ao governo Bolsonaro. Por isso, o parlamentar acredita que ele vá enfrentar um grande opositor caso decida disputar sua reeleição em 2022. 

2 – Bolsonaro deve atuar na indicação de candidato da direita em MT

O presidente da República Jair Bolsonaro deve participar ativamente da escolha do nome que representará a direita na disputa ao Governo do Estado em 2022. Ao menos, essa é a previsão do deputado federal José Medeiros (Podemos), que conversou com a imprensa na quinta-feira (17).

3 – Jayme nega doses extras por Copa América e diz que ministro nunca prometeu compensação

O senador Jayme Campos (DEM) afirmou que o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, foi enfático ao destacar que o Plano Nacional de Imunização deve ser seguido à risca pelo governo federal. Conforme o parlamentar, nunca houve garantia de que doses extras de vacina contra a covid-19 seriam enviadas para Cuiabá e Várzea Grande, e, em sua visão, isso seria “quase impossível”.
 
Polícia
 
1 – Assaltante defeca nas calças durante abordagem da PM

Um assaltante defecou nas calças durante uma abordagem da Polícia Militar, no munícipio de Sinop (500 km distante de Cuiabá), na noite de quarta-feira (23). Os policiais estavam atrás de dois assaltantes, sendo um homem e um adolescente, que tentaram roubar a motocicleta de uma mulher, no bairro Bela Vista, horas antes. O crime aconteceu por volta das 18h40. 

2 – Policial realiza sonho e se torna primeira mulher no Esquadrão Antibombas do Bope

As ocorrências envolvendo explosivos são consideradas de alta complexidade pelos policiais, mas nem isto foi suficiente para impedir que a cabo da Polícia Militar, Talyta Pimenta Jara, realizasse o sonho de entrar para o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e se tornar a primeira militar feminina a ingressar no grupo. Além disso, ela se tornou a terceira mulher policial no Brasil a fazer parte do Esquadrão Antibombas.

3 – Vídeo| Carro bate violentamente contra árvore e deixa dois mortos

Duas pessoas morreram em um grave acidente registrado no sábado (19), na cidade de Feliz Natal (530km distante de Cuiabá). As vítimas estavam em um Astra branco, com placas de Sorriso, que bateu violentamente contra uma árvore.

Judiciário

1 – Justiça dá 48 horas para vereadora apagar post em que acusa deputado de ser homofóbico

A vereadora por Cuiabá Edna Sampaio (PT) recebeu prazo de 48 horas para apagar de suas redes sociais uma publicação na qual acusa o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) de ser homofóbico. A decisão é do juiz Cássio Leite de Barros Neto, do juizado especial cível e criminal de Nova Mutum (260 km de Cuiabá).

2 – Justiça absolve policiais acusados de tortura contra reeducando preso com drogas

Dois policiais civis e dois militares foram absolvidos da acusação de tortura contra um reeducando que foi preso por tráfico de drogas no município de Tabaporã (675km de Cuiabá). O crime teria acontecido no dia 27 de dezembro de 2016, quando Rafael de Souza Dantas foi preso dentro de casa. 

3 – Justiça nega HC a empresário de MT acusado de liderar esquema milionário de fraude

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liberdade do empresário Éder Pinheiro, alvo da terceira fase da operação Rota Final, deflagrada em 14 de maio.

Geral
 
1 – Prefeitura agenda vacinação das pessoas com 2ª dose da Coronavac atrasada

Quem está com a segunda dose da vacina Coronavac atrasada já pode verificar o cadastro no site Vacina Cuiabá, pois os agendamentos com o dia, local e horário que devem comparecer para serem imunizados já foram gerados. Essas pessoas devem imprimir o QR Code da segunda dose e levar quando forem se vacinar.

2 – Prefeitura de Cuiabá concede isenção do IPTU para os idosos

A Prefeitura de Cuiabá concedeu isenção do pagamento do Imposto Territorial Urbano - IPTU para os idosos e aposentados. A referida isenção é válida somente para imóveis residenciais. O pedido de isenção para o IPTU exercício 2021 pode ser feito até 30/07/2021. Para os imóveis que tiveram isenção cadastrada até 2020, houve renovação automática até 2023.

3 – Comandante-geral da PM recebe troféu após Escola Tiradentes vencer ONC

O comandante-geral da Polícia Militar em Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, recebeu o troféu de primeiro lugar conquistado pela Escola Tiradentes de Rondonópolis, que venceu a 5ª Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A conquista é considerada histórica para as Escolas Tiradentes, que têm gestão da Polícia Militar de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Entretê!
 
1 – Redeiras do Limpo Grande são tema de documentário exibido no Sesc Arsenal

A arte de produzir redes foi tema do Cine Debate “Conterrâneos - Identidades da Nossa Terra”, do Sesc Arsenal, na noite de sábado (19). Esteve na telona no Dia Nacional do Cinema o documentário “Redeiras - Tecendo Cultura com Arte e Tradição”, de Tati Mendes, sobre a prática artesanal da família Lemes, do distrito Limpo Grande, em Várzea Grande.

2 – Companhia de jazz faz shows gratuitos e coloca o público para dançar 

O Parque das Águas, em Cuiabá, recebeu no sábado (19), o projeto “A Dança é para Todos”, da Cia Jazz Giselle Moreno, com uma proposta de uma apresentação de dança seguida de uma aula com passos básicos do jazz, a fim de mostrar para o público que, independentemente de corpo ou da habilidade, é possível dançar.
 
3 – Beco do Candeeiro teve Raul Fortes na quinta e apresentações de imigrantes na sexta 

A programação semanal do Beco do Candeeiro foi divulgada: na quinta-feira (24), o espetáculo fixo “Luz Candeeiro” foi realizado às 19h, com participação do Grupo Camerata e do grupo de siriri Flor do Campo, com narração de Edmilson Maciel. Logo depois, o cantor Raul Fortes se apresentou, seguido pelo grupo de ritmos latinos Studio K.A Dance.

Esportes
 
1 - ​Membro de delegação uruguaia acusado de assédio foi solto

O membro da delegação uruguaia acusado de assédio sexual contra uma segurança de um hotel, em Cuiabá, foi solto na noite de segunda-feira (21). Segundo informações do juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Criminal de Cuiabá, ele ficou preso na carceragem do Fórum da capital e responderá pelo crime de importunação sexual. A ação tramitará em segredo de Justiça.

2 - Chile leva a melhor no segundo jogo da Copa América em Cuiabá 

A Arena Pantanal recebeu o segundo jogo da Copa América na sexta-feira (18). A partida foi disputada pelas seleções do Chile e da Bolívia. Os chilenos saíram com a vitória, marcando um gol contra os bolivianos. “A Arena Pantanal está linda e nos trouxe muita sorte hoje”, disse Pablo Milad, presidente da Associação Nacional de Futebol do Chile.

3 - Cuiabá x Fluminense pelo Sub-23 acontece nesta quinta

O Dourado recebeu o Fluminense, pela terceira rodada, no estádio Dutrinha, às 16h, na quinta-feira (23), pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet