Cuiabá, domingo, 19/05/2024
20:26:00
informe o texto

Notícias / Política

29/06/2021 às 15:04

Com sessão esvaziada, Botelho pede vistas e adia análise dos vetos de Mauro

Pedido de vistas a todos os vetos foi feito após acordo entre base e oposição para que não haja trancamento da pauta na quarta-feira

Camilla Zeni

Com sessão esvaziada, Botelho pede vistas e adia análise dos vetos de Mauro

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Apesar do pedido de trancamento de pauta feito pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) durante a sessão legislativa desta terça-feira (29), os deputados da base conseguiram manter para quarta-feira (30) a análise dos vetos do governador Mauro Mendes (DEM). 

A manobra foi possível com o pedido de vista feito pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM). 

Segundo Lúdio, caso os vetos tivessem sido analisados hoje, seria possível que eles fossem mantidos, considerando os deputados presentes. Entretanto, na sessão extraordinária aberta no início da tarde, apenas 14 dos 24 parlamentares compareceram inicialmente. 

De acordo com Botelho, teria havido um acordo com os deputados da oposição e da base para evitar que haja um protelamento das votações em razão de novos trancamentos de pauta. Para isso, ele pediu que mais deputados entrassem na sessão, a fim de formar quórum suficiente para o pedido de vista. Em contrapartida, os deputados se comprometeram a votar todos os vetos na quarta-feira.

“Se eles obstruíssem a sessão hoje, eles poderiam sair do plenário e não dar quórum para nada. E aí quando começar a sessão de amanhã, alguém pede vista e adia a sessão novamente. Então ficou combinado que eles iriam dar o quórum para pedir vista hoje e amanhã todos os vetos serão apreciados no plenário, com o compromisso de nenhuma vista amanhã”, justificou à imprensa.

Entre os vetos polêmicos que estão para votação consta o nº 35/2021, em relação ao Projeto de Lei 21/2021, que condicionou o retorno das aulas presenciais à vacinação dos profissionais da educação. A intenção dos parlamentares é a derrubada desse veto.  

Outro veto polêmico é em relação à taxação da energia solar, que ainda está no prazo para ser analisado. Uma reunião com os deputados da base foi marcada pelo governador para a tarde desta terça-feira, o que também reforça a ideia de que houve uma manobra dos parlamentares para esvaziamento da sessão.

Na visão de Lúdio, com o adiamento dos vetos e o pedido de trancamento feito por ele, é possível que seja necessário uma sessão extraordinária para analisar a pauta de projetos, que tinha mais de 50 matérias nesta terça-feira. 

Até o momento, o presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), não sinalizou sobre essa sessão extraordinária, que poderia ser convocada para quinta-feira (1 de julho). Entretanto, para o recesso legislativo os deputados devem promover a limpeza da pauta, o que reacende a possibilidade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet