Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:32:03
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

06/07/2021 às 13:00

Contratos de aluguel com Estado devem ser reajustados com IPCA

Com alta de 37,04%, contratos reajustados com base no IGP-M devem ser revistos sob pena de quebra de contrato

Débora Siqueira

Contratos de aluguel com Estado devem ser reajustados com IPCA

Foto: Reprodução

O plenário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes) resolveu que a partir de 10 de julho, todos os contratos de locação de bens imóveis celebrados com a Administração Pública deverão conter cláusula que defina o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como índice a ser utilizado no caso de reajuste contratual.
 
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que até então era utilizado como parâmetro para reajuste de alugueis, acumula alta de 37,04% e em maio de 2020, o índice havia subido 0,28% e acumulava alta de 6,51% em 12 meses.
 
A mudança consta na Resolução 01/2021 do Condes, que foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado, do dia 05 de julho.
 
Os contratos de locação de bens imóveis celebrados antes da data disposta, que tenham outros índices de reajustes firmados, deverão buscar a negociação com o locador para que o valor do reajuste se aproxime ao valor reajustado pelo IPCA, que acumulou 8,06% em 12 meses.
 
Caso a negociação restar infrutífera, o órgão ou entidade tem prazo de até 6 meses providenciar outro imóvel para suas instalações, sendo possível a prorrogação do atual contrato apenas por mais esse período.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet