Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:07:56
informe o texto

Notícias / Geral

10/07/2021 às 09:45

Santa Casa vai deixar de atender casos de covid-19 e retomará cirurgias eletivas

Outro hospital estadual, o Metropolitano de Várzea Grande, vai continuar sendo referência e absorver a demanda

Débora Siqueira

Santa Casa vai deixar de atender casos de covid-19 e retomará cirurgias eletivas

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá deverá deixar de ser referência para internações em enfermaria e UTIs da covid-19 e passar a realizar cirurgias eletivas. O governador Mauro Mendes disse que o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, deve absorver a demanda de pacientes contaminados com novo coronavírus. A mudança deve ocorrer entre uma ou duas semanas.  
 
Durante apresentação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o panorama do setor em Mato Grosso, na noite de sexta-feira (09), Mauro Mendes destacou que há necessidade de realizar 22.544 cirurgias eletivas no Estado. São pessoas que estão há mais de um ano aguardando procedimentos pelo SUS. Para isso, serão investidos R$ 105 milhões para zerar a fila.
 
Desde 2019, a Santa Casa é um hospital estadual e dispõe de 10 salas de cirurgias para desafogar essa demanda. Hospitais regionais, municipais e até mesmo da rede privada devem integrar essa força-tarefa para desafogar a fila de cirurgias eletivas. O governo pretende incrementar o valor da tabela SUS para ter aderência dos hospitais particulares também.
 
Para que isso ocorra, o governador se reuniu com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que quando o percentual de internação por covid-19 chegue aos patamares de 60%, jpa seja possível colocar o programa em prática. Hoje, o percentual é de 72,15%.
 
“Imaginamos que quando reduzir para 60% tenhamos condições de transferir 100% a atividade covid-19 da Santa Casa para o Metropolitano. Vamos fazer desinfecção do hospital e liberar todo nosso complexo, que são 10 salas cirúrgicas para iniciar os programas de cirurgias eletivas. Mas enquanto isso, os hospitais regionais estão sendo preparados para realizar as cirurgias eletivas. Queremos investir 105 milhões só em cirurgias em procedimentos eletivas”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • SALOMAO HARAHEL DE MATOS 10/07/2021 às 00:00

    Graças a Deus!

 
Sitevip Internet