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Notícias / Política

10/07/2021 às 11:30

Senador cobra soluções para resolver praças de ‘caças-níqueis’ na BR-163

Jayme Campos reclama do serviço prestado pela Rota Oeste e a falta de obras estruturantes do Governo Federal em MT

Débora Siqueira

Senador cobra soluções para resolver praças de ‘caças-níqueis’ na BR-163

Foto: Reprodução

O senador Jayme Campos (DEM) critica que há tempos reclama da falta de investimentos em obras estruturantes em Mato Grosso por parte do Governo Federal. A bronca também é com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que virá a Cuiabá no dia 15 de julho para audiência pública para debater a BR-163, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB/MT).
 
No evento será avaliado o processo de revisão da concessão da rodovia, a partir da celebração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que a Concessionária Rota do Oeste S/A (CRO) deve assinar com o Governo Federal, até o final de agosto. A empresa venceu a licitação para explorar 850,9 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso por um prazo de 30 anos, a partir de 20 de março de 2014.
 
“O ministro está sendo cobrado faz horas! Nós não podemos ser engabelados aqui, não tem nenhuma obra estruturante aqui em Mato Grosso pelo governo federal. Tem que fazer investimentos nas rodovias federais e, sobretudo, tirar algumas situações criadas no passado que é o caso das privatizações ao longo da BR-163, que são uma tragédia. As praças de caça-níqueis instaladas, a população pagando caro e a Rota Oeste não oferece um bom serviço, que deveria prestar para quem trafega nesta rodovia, que é o eixo central do estado”.
 
Jayme Campos diz que cobrou na Comissão de Infraestrutura do Senado, os quatro novos diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), soluções não só para as privatizações, quanto para as ferrovias.
 
O governador Mauro Mendes comentou também que a vinda do ministro Tarcísio Gomes a Mato Grosso será importante para discutir as irregularidades da situação da concessionária Rota Oeste que está inadimplente com o contrato assinado com a União.
 
“A empresa não cumpriu o previsto no contrato e continua cobrando pedágio. Isso é um absurdo, quem entende sabe. A obra na entrada de Cuiabá tem previsão de terminar no segundo semestre deste ano. São 8 km que parou no ano passado e retornou este ano”.
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