Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:04:03
informe o texto

Notícias / Variedades

10/07/2021 às 16:02

Caso Júlio Cocielo: Justiça decide que acusação de MP contra youtuber é improcedente

Em 2020, influenciador virou réu após acusação do Ministério Público de SP por postagens feitas durante 6 anos

Por G1

Caso Júlio Cocielo: Justiça decide que acusação de MP contra youtuber é improcedente

Foto: Reprodução/YouTube/CanalCanalha

Nesta quarta-feira (7), a justiça decidiu que a acusação do Ministério Público do Estado de São Paulo contra o youtuber Julio Cocielo é improcedente.

Em setembro 2020, Cocielo se tornou réu acusado de racismo após comentários em redes sociais. O Ministério Público acusou o influenciador digital por postagens feitas entre 2 de novembro de 2011 e 30 de junho de 2018.

Segundo o juiz Caramuru Afonso Francisco, Cocielo "não agiu com dolo, culpa grave nem se apresenta como exemplo negativo, não é racista nem jamais defendeu o supremacismo racial."

"Resta-nos, apenas, ante situações como a destes autos, repetir, com muita ênfase as palavras incisivas de José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque, naquele que acabou se tornando o refrão do Hino da Proclamação da República: 'Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós, nas lutas e na tempestade, dá que ouçamos a sua voz'", escreveu Caramuru, antes de determinar:

"Pelo exposto, julgo improcedente o pedido, não havendo condenação em honorários, consoante o disposto no artigo 18 da lei 7347/1985."

Na ação, o MP pedia que Cocielo fosse condenado a pagar uma "indenização de R$ 7.489.933,00 por dano social que viola a dignidade da pessoa humana".

Relembre o caso

Um dos comentários de maior repercussão foi feito em junho 2018. Na época, Cocielo disse que Kylian Mbappé, jogador de futebol francês, "conseguiria fazer arrastões top na praia". Após ser criticado pelos comentários e perder seguidores, Cocielo divulgou um vídeo pedindo desculpas.

Discriminação e preconceito

A denúncia em 2020 foi apresentada pela promotora Cristiana Steiner, que entendeu que "Cocielo praticou e incitou a discriminação e preconceito de cor por meio de comentários publicados em seu perfil no Twitter".

Após a repercussão de algumas das postagens, ele chegou a pedir desculpas públicas, em 2018, pelos comentários.

Em um dos comentários, o youtuber afirmou que “o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros".

Para a promotora, os comentários de Cocielo "reforçam os estereótipos contra os negros numa mídia de largo alcance, sua atividade profissional e sua fonte de renda, contribuindo de modo eficaz para a incitação e proliferação do racismo e de todas as suas consequências psíquicas, sociais, culturais, econômicas e políticas".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet