Cuiabá, sábado, 18/05/2024
14:11:09
informe o texto

Notícias / Geral

13/07/2021 às 14:45

Fundador da Amam, desembargador Athayde Nery de Freitas falece aos 90 anos

Magistrado também foi um dos 18 aprovados no primeiro concurso para magistratura do TJMT

Leiagora

Fundador da Amam, desembargador Athayde Nery de Freitas falece aos 90 anos

Foto: Reprodução

Morreu nesta terça-feira (13) o desembargador aposentado Athayde Nery de Freitas, aos 90 anos. Uma das figuras mais importantes da magistratura em Mato Grosso, Athayde é também um dos idealizadores e primeiros diretores desta entidade em 1968, além de ter contribuído com a elaboração do Estatuto da Associação. Na época, o magistrado atuava na Comarca de Campo Grande, quando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul faziam parte do mesmo território.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), recebeu a nomeação de juiz substituto em 30 de dezembro de 1966, em uma época que ainda não havia concursos para a magistratura. Após três meses atuando em Cáceres (MT), tornou-se juiz em Corumbá (MS). O magistrado também foi um dos 18 aprovados no primeiro concurso para magistratura do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Além de ser um dos fundadores da Amam, Athayde Nery de Freitas foi ainda um dos criadores da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul, fundada em junho de 1978. No ano seguinte, ele foi promovido, por merecimento, a desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

"Em nome de magistradas e magistrados de Mato Grosso, a AMAM presta homenagens e agradece ao desembargador Athayde Nery de Freitas pelo exercício exemplar da magistratura e que há tantos anos serve de inspiração. Que sua honra e memória jamais sejam esquecidas, assim como sua história. A entidade presta condolências a familiares e amigos neste triste momento", escreveu a instituição em nota de pesar.

Aos 90 anos, o ex-desembargador morava em Campo Grande (MS), onde passou mal nesta segunda-feira (12), foi encaminhado para o hospital e faleceu. Sua esposa, Vanda Viegas de Freitas, de 87 anos, veio a óbito em março deste ano, vítima de um tumor no intestino. Os dois foram casados por 61 anos. O desembargador é tio do advogado em Sinop, Renato Nery.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet