Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
00:47:44
informe o texto

Notícias / Política

14/07/2021 às 19:22

Com baixa na covid-19, VG quer zerar fila de eletivas até setembro

A medida se deve à abertura da Maternidade Francisco Lustoza de Figueiredo e à contratação de mão de obra

Kamila Arruda

Com baixa na covid-19, VG quer zerar fila de eletivas até setembro

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

Apesar da pandemia da covid-19, o município de Várzea Grande tem avançado na realização de cirurgia eletivas ortopédicas. A medida se deve à abertura da Maternidade Francisco Lustoza de Figueiredo e à contratação de cinco cirurgiões e sete anestesistas para realizarem os procedimentos, que são considerados de média e alta complexidade.

“Estamos avançando em Várzea Grande, não apenas no combate à pandemia da covid-19, mas em toda a saúde pública, pois temos encontrado respaldo primeiramente em nossos profissionais da área médica e depois em outras esferas do Poder Público do Estado como a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado”, disse o prefeito Kalil Baracat (MDB).

O emedebista afirma que pretende continuar investindo mais do que o constitucionalmente estabelecido que é de 15% das Receitas Correntes Reais. Atualmente, Várzea Grande investe anualmente quase o dobro do previsto em lei, atingindo uma média de 28%. 

Com a realização de 40 procedimentos por semana, a fila das cirurgias eletivas vem sendo reduzidas gradativamente. Das 361 solicitações registradas até maio, já foram realizadas 216 cirurgias. A previsão é de que até o início de setembro a fila de espera esteja zerada para procedimentos já agendado.

“Tiramos a Rede Cegonha de dentro da unidade, e transferimos ela para um novo local, o Hospital Materno Infantil (antigo São Lucas), o que possibilitou a abertura de um novo centro cirúrgico, dentro do Pronto Socorro, para a retomada destas cirurgias. A meta é zerar esta antiga fila, e continuar atendendo as demandas espontâneas que surgem todos os dias, em consequência de quedas, acidentes de motocicletas e automóveis, entre outros casos, sendo a unidade hospitalar porta de entrada às urgências e emergências na Rede SUS sem nenhum custo para os pacientes”, informou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet