Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:59:15
informe o texto

Notícias / Política

14/07/2021 às 18:45

Senado aprova PL de Fávaro e altera legislação eleitoral

Na prática, somente os partidos que atinjam o quociente eleitoral tenham acesso às sobras

Kamila Arruda

Senado aprova PL de Fávaro e altera legislação eleitoral

Foto: Walmir Barreto / Agência Senado

As eleições do próximo ano irão contar com novas regras eleitorais. O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 783/21, de autoria do senador mato-grossense Carlos Fávaro (PSD), que redefine os critérios para distribuição de sobras eleitorais em eleições proporcionais. A proposta recebeu votos favoráveis e 14 votos contrários.

Na prática, a proposta mexe no cálculo de definição dos candidatos eleitos, permitindo que somente os partidos que atinjam o quociente eleitoral possam participar da distribuição de vagas não preenchidas.

Foram apresentadas 22 emendas ao PL, mas o relator, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), apresentou um substitutivo em que acolheu apenas quatro delas integralmente e outras quatro parcialmente. 

A matéria segue para apreciação da Câmara Federal. Caso seja aprovada pelos deputados federais, a medida já passa a valer nas eleições de 2022.

Segundo Fávaro, o modelo atual "sufoca" o Executivo. “A chapa com a final das coligações é de um partido só, e muitos partidos em busca de conseguir cadeiras montam chapas para fazer uma boa sobra e não um coeficiente. O reflexo disso, por exemplo, em Cuiabá nós temos 25 cadeiras de vereadores, 19 partidos representados. Chega um ponto que o executivo pode governar com 19 bandeiras partidárias”, argumentou Fávaro.

Ele acrescenta que "a proposta é só participar das sobras eleitorais quem abrir coeficiente e eu tenho certeza que mais a diante se aprovarmos o voto distrital misto, a representatividade vai mais perto do cidadão e a coletividade será beneficiada”, explicou. 

Entenda

A cláusula de desempenho foi imposta pela Emenda Constitucional (EC) 97, de 2017. Essa emenda vedou coligações partidárias nas eleições proporcionais, estabelecendo normas sobre o acesso dos partidos políticos para a obtenção de recursos do fundo partidário e tempo de propaganda gratuito no rádio e na televisão.

O sistema proporcional é o utilizado nas eleições para os cargos de deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador. Já o sistema majoritário é utilizado nas eleições para os cargos de presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal, senador e prefeito, em que será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos.

A cláusula de desempenho (também conhecida como cláusula de barreira constitucional, patamar eleitoral ou cláusula de exclusão) restringe ou impede a atuação parlamentar de um partido que não alcança um percentual de votos, o chamado quociente eleitoral.

Uma das emendas acolhida pelo relator, apresentada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), determina que a proibição de participação dos partidos sem quociente eleitoral na distribuição dos lugares por meio do critério das maiores sobras não poderá resultar em menos de três partidos aptos a concorrer a distribuição dos lugares. Caso isso aconteça, será utilizado o critério de maior número de votos obtidos por partido para se alcançar esse mínimo de três partidos.





 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet