Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
10:04:19
informe o texto

Notícias / Política

18/07/2021 às 14:58

Renovação do Feef deve ser aprovada nesta segunda com 15 votos

A informação é do deputado estadual Eduardo Botelho (DEM)

Kamila Arruda

Renovação do Feef deve ser aprovada nesta segunda com 15 votos

Foto: ALMT

O projeto de lei que garante a renovação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef) deverá ser apreciado na Assembleia Legislativa em sessão extraordinária convocada para esta segunda-feira (19), às 9 horas. A matéria deverá ser aprovada com o apoio de, ao menos, 15 parlamentares.

A informação é do deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário do Parlamento Estadual. O democrata foi o maior defensor da proposta no Legislativo, e ainda foi o responsável pela construção do projeto junto aos demais parlamentares.

“O fundo já está bem trabalhado. Fizemos um substitutivo com apoio de 15 deputados e eu não vejo problema nenhum para aprovação dele”, enfatizou.

Botelho defende a aprovação do projeto com urgência, tendo em vista que os hospitais filantrópicos podem ficar sem o repasse oriundo do Fundo. “É muito importante essa sessão, especialmente por conta do fundo destinado aos filantrópicos. Os hospitais não podem ficar sem esse recurso. Se deixarmos para o mês de agosto é possível que fiquem mais de 30 dias sem receber. Isso não tem condições. Precisamos votar logo”, explicou.

Acontece que, o projeto original prevê a divisão em 50% para a Saúde e 50% para a Assistência Social, diferente do que ocorre atualmente. O substituído construído por Botelho, contudo, traz alterações nesse percentual e prevê a destinação de 80% do recurso vai para Saúde e 20% para a Assistência Social. Do total do recurso da Saúde, 20% para vai os municípios e o restante para os filantrópicos.

Apesar disso, a medida não agradou a todos os parlamentares, como é o caso do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O petista apresentou uma emenda modificativa a fim de garantir que 100% dos recursos do fundo continuem sendo repassados para a Saúde.

“Por que o social? Estamos vivendo em um momento que precisamos atender as pessoas. É preciso levar alimento, é importante”, defendeu Botelho.

Outro projeto que também está pendente de votação é a prorrogação do prazo do programa Vem Ser Família Emergencial. A medida atende famílias de baixa renda que passam dificuldades por conta da pandemia da Covid-19, que recebem até R$ 70 per capita/mês, inscritas no Cadastro Único das Políticas Sociais Brasileiras do Ministério da Cidadania (CadÚnico). 

A proposta visa ampliar o projeto por mais dois, e a cada dois meses vai pagar uma nova parcela de R$ 200, até dezembro de 2022. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet