Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
03:48:40
informe o texto

Notícias / Política

19/07/2021 às 08:01

Após sanção de lei, Wellington espera que Brasil possa exportar vacinas

Nessa sexta (16), foi sancionada a Lei 14.187, que permite às indústrias veterinárias de todo o país produzirem vacinas contra a covid-19

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Após sanção de lei, Wellington espera que Brasil possa exportar vacinas

Foto: Senado

Com a sanção da Lei 14.187, que permite às indústrias veterinárias de todo o país produzirem vacinas contra a covid-19, o senador Wellington Fagundes (PL), autor do projeto que resultou na lei, espera que até o final deste ano o Brasil tenha vacinas suficientes para imunizar toda a população brasileira. A lei foi sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), na sexta-feira (16).

Em entrevista ao Leiagora, Wellington vai além e revela que suas expectativas são de que o país também produza em quantidade suficiente para começar a exportar vacinas. “Hoje estamos gastando bilhões para importar a vacina, gerando emprego lá fora, precisamos gerar emprego aqui”.

Leia também - Bolsonaro sanciona lei que permite indústria veterinária a produzir vacinas contra covid

A Lei prevê que, a produção, o envasamento, a etiquetagem, a embalagem e o armazenamento de vacinas contra covid-19 devem ser manipulados em dependências separadas das unidades usadas para a fabricação dos produtos para uso veterinário. Caso não haja ambiente separado, as vacinas contra a covid-19 só podem ser armazenadas na mesma área com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O senador lembra que as tratativas para a produção já estão acontecendo há vários meses e que já foi acordado com a Fundação Fiocruz a transferência de tecnologia. “Nós temos quatro vacinas com tecnologia brasileira já na finalização. E o que é mais importante, nós precisamos garantir vacinas com cepas das variantes que estão chegando aqui, para que a gente possa imunizar a população também o ano que vem e os anos vindouros”, comenta.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet