Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
20:19:08
informe o texto

Notícias / Geral

18/07/2021 às 10:16

SES orienta municípios sobre retomada de 138 mil cirurgias eletivas

Plano de retomada traz práticas seguras dos procedimentos em Mato Grosso

Leiagora

SES orienta municípios sobre retomada de 138 mil cirurgias eletivas

Foto: Secom/MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) elaborou um Plano de Retomada de Cirurgias Eletivas durante a pandemia pela covid-19. O documento traz orientações aos hospitais públicos e privados de Mato Grosso sobre o retorno consciente e seguro dos procedimentos, de modo a ofertar assistência integral aos usuários do sistema único de saúde (SUS).

Conforme o plano, que está disponível no site da SES neste link, para retomar a realização dos procedimentos eletivos é de suma importância a unidade de saúde verificar a capacidade operacional hospitalar; a existência de Equipamento de Proteção Individual (EPI); disponibilzar teste de covid-19 para proteger a segurança da equipe e do paciente, além de priorização e agendamento de casos (critério de agendamento).

O Plano foi o precursor do Programa Mais MT Cirurgias, lançado na última quinta-feira (15) com a proposta reduzir drasticamente a fila por procedimentos eletivos no Estado. O programa visa realizar 138 mil procedimentos que serão custeados com um incentivo de aproximadamente R$ 105 milhões.

As cirurgias estavam suspensas no Estado desde março de 2020 devido a pandemia do novo coronavírus e foram retomadas, por meio do Decreto N° 989, de 05 de julho de 2021. A autorização do retorno dos procedimentos eletivos considerou a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus.

 
Assessoria SES/MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet