Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
08:49:20
informe o texto

Notícias / Geral

18/07/2021 às 11:58

Estudantes participam de avaliação diagnóstica presencial sobre nível de aprendizado

Os resultados vão orientar a reorganização pedagógica do segundo semestre de 2021

Leiagora

Estudantes participam de avaliação diagnóstica presencial sobre nível de aprendizado

Foto: Jorge Pinho - Secom Cuiabá

Estudantes da rede pública municipal de Cuiabá estão participando de uma avaliação diagnóstica, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para verificar o nível de aprendizagem e orientar o replanejamento pedagógico, para o segundo semestre deste ano.

A avaliação ocorre de forma presencial, escalonada, com a autorização dos pais ou responsáveis e adoção de todas as medidas de biossegurança.

A princípio, somente os estudantes dos 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental fariam a avaliação.  Isso porque esses estudantes irão participar no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.

Entretanto, a iniciativa acabou recebendo a adesão de várias unidades, e a participação de estudantes de outros anos do ensino fundamental.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância da realização da avaliação diagnóstica, que não é obrigatória. “Estão sendo adotadas as medidas de biossegurança previstas no Plano Estratégico de Retorno às Atividades Presenciais da Rede Municipal de Cuiabá, garantindo a segurança dos estudantes e dos profissionais envolvidos e, a partir dos resultados, a Secretaria de Educação e as equipes gestoras das unidades poderão fazer o replanejamento pedagógico para o segundo semestre do ano letivo de 2021”.

Avaliação

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Betty de Souza Pires (Irmã Maria Betty), localizada no bairro Novo Mato Grosso, é uma das que realizaram a avaliação este mês.  A unidade atende 464 estudantes, matriculados na Educação Infantil - Pré I e II - e no Ensino Fundamental, do 1º ao 6º Anos.

A diretora Flávia Fernanda Figueiredo de Magalhães e a coordenadora pedagógica, Laura Rosa da Silva Santos, contaram que havia um certo receio por parte dos pais. “Decidimos aguardar que os profissionais tomassem a primeira dose da vacina. Depois de 15 dias, por WhatsApp, encaminhamos aos pais ou responsáveis um formulário de autorização e as professoras conversaram com eles, explicando como seria feita a avaliação e o quanto ela seria importante para a continuidade do processo ensino aprendizagem”, disse ela.

A diretora disse que a adesão dos pais foi significativa. “Mais de 70% dos pais autorizaram. A cada dia recebemos uma turma, que é dividida em duas salas. Temos o fluxo de uma só turma dentro da escola para não corrermos o risco de aglomeração. Os técnicos e professores trabalham por escala para atender os alunos que chegam às 7 horas e saem às 9h30, depois de fazer a avaliação e um lanche”, explicou Flávia Guimarães. 

Em relação as crianças cujas famílias estão em isolamento ou não participaram da avaliação por outro motivo, a escola criou um teste que está disponível no Google Forms e ainda têm a opção de fazer a avaliação no retorno das férias.

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet