Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:47:05
informe o texto

Notícias / Geral

20/07/2021 às 08:22

Variante colombiana reforça argumento por doses extras em Cuiabá

Secretário argumenta que Maranhão teve nova variante detectada e recebeu mais vacinas

Da redação Débora Siqueira / Reportagem local Marina Martins

Variante colombiana reforça argumento por doses extras em Cuiabá

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A Prefeitura de Cuiabá não desistiu de conseguir doses extras das vacinas contra a covid-19 com o Ministério da Saúde por ter sediado jogos da Copa América. Se antes o argumento era receber os jogos na capital, agora o argumento é outro: a contaminação pela variante colombiana de duas pessoas da delegação da Colômbia.
 
O secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, argumenta que o Ministério da Saúde encaminhou doses extras para São Luís, no Maranhão, com o surgimento da variante indiana.

Leia também - Emanuel refaz pedido de doses extras após confirmação de nova variante
 
“Nós fizemos o mesmo trabalho de buscar essas doses extras, quando foram identificados esses casos com essa nova variante. Não sabemos se houve a transmissão dessa variante aqui em Cuiabá, mas também não temos como negar que não houve. A nossa função é o excesso de cuidado, por isso fizemos essa solicitação ao Ministério da Saúde”, disse em entrevista ao Playagora.
 
Na semana passada, o prefeito Emanuel Pinheiro encaminhou ofício ao ministro Marcelo Queiroga dizendo que falta vacinar 231.361 cuiabanos de 18 a 54 anos, ou seja, para concluir a imunização da população adulta da capital de Mato Grosso, são necessárias 462.722 doses de vacina, no caso de aplicação em duas doses; ou 231.361 doses de vacina Janssen, que é dose única e mais 126.439 doses para segunda aplicação de quem já tomou a primeira dose de outros imunizantes. O principal objetivo do pleito é reduzir a hospitalização e os óbitos por covid-19 e ainda reduzir o risco de circulação da nova variante em solo cuiabano.
 
Célio disse que a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dia 9 de julho foi mais de cortesia, do que alguma ação prática. Ele disse que no primeiro pedido, o ministro tinha se posicionado favorável às doses extras para Cuiabá, mas a negativa teria sido do Plano Nacional de Imunização, por isso não foi enviada as doses. Contudo, o ministro negou a promessa, quanto esteve em Cuiabá.
 
“Nosso papel é trabalhar em busca do que é melhor para população. Não depende de nós, depende do Ministério da Saúde. Mesmo no primeiro pedido o ministro tinha se posicionado favorável, mas foi uma negativa do Plano Nacional, que não conseguiu mandar essas doses. Acho que com esse novo pleito é mais válido ainda porque já foi feito isso para o Maranhão. São Luís recebeu doses extras, e com isso, abre precedente. Eu acredito e tenho confiança de que nós vamos receber”.
 
O Ministério da Saúde indicou doses extras para os 28 municípios da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Todos os estados de fronteira vão receber reforço de doses. O secretário de saúde acredita que um pedido não inviabiliza o outro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet