Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
11:33:03
informe o texto

Notícias / Geral

20/07/2021 às 07:31

Retomada de cirurgias eletivas precisa de análise mais apurada, defende secretário

Comitê de Enfrentamento a Covid-19 deve avaliar a situação na capital e se todos os hospitais vão retomar procedimentos agendados

Da redação - Débora Siqueira / Reportagem local - Marina Martins

Retomada de cirurgias eletivas precisa de análise mais apurada, defende secretário

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, defende uma análise mais apurada antes da retomada das cirurgias eletivas – aquelas não urgentes e são agendadas – em toda rede municipal de Cuiabá. O receio é sobre a adesão ao Programa Mais MT Cirurgias, lançado no dia 15 de julho, pelo Governo do Estado, que visa realizar 138 mil procedimentos que serão custeados com um incentivo de aproximadamente R$ 105 milhões.
 
Acumulando a pasta com a direção-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Célio Rodrigues da Silva contou que o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) ajudou a manter as cirurgias eletivas durante a pandemia.


Leia também - Santa Casa vai deixar de atender casos de covid-19 e retomará cirurgias eletivas
 
“Cuiabá sempre foi um centro e o estado converge para cá, especialmente nas cirurgias mais complexas. Nós passamos todo o período da pandemia com HMC mantendo as urgências e emergências e algumas cirurgias eletivas, cerca de 45 por dia. Nós continuamos fazendo durante todo período da pandemia. O São Benedito que é mais focado em cirurgias eletivas hoje está ainda como referência covid-19”.
 
Nos próximos dias, o Comitê de Enfrentamento à covid-19, presidida pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), deve se reunir e avaliar se já é momento de desmobilizar algumas ações devido à redução do número de contaminados e internados.
 
“O Estado soltou esse projeto (retomada das cirurgias eletivas), mas temos que avaliar se teremos lugar aonde internar o paciente, porque não adianta só falarmos que vamos fazer cirurgias, tem que ter número de leitos adequados para isso. Passamos o período da pandemia só com o HMC com as cirurgias eletivas. A gente fala em terceira onda, não sei se os hospitais irão suportar pacientes internados em cirurgias eletivas, tem que ser bem cuidado a gente tem que planejar bem isso”.

Em Mato Grosso, as cirurgias eletivas estavam suspensas no Estado desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e foram retomadas, por meio do Decreto N° 989, de 05 de julho de 2021. A autorização do retorno dos procedimentos eletivos considerou a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet