Cuiabá, sábado, 20/04/2024
04:19:55
informe o texto

Notícias / Geral

19/07/2021 às 08:20

Sobe para 195 o número de mortos pelas chuvas na Europa

São 165 mortes na Alemanha e 31 na vizinha Bélgica. Governo alemão tem sido criticado por não ter alertado a população, e ministro do Interior jogou a responsabilidade para autoridades locais

Do G1

Sobe para 195 o número de mortos pelas chuvas na Europa

Foto: Michael Probst/AP

As inundações causadas pelas fortes chuvas na Europa já deixaram 196 mortos na Alemanha e na Bélgica, segundo balanço atualizado divulgado nesta segunda-feira (19).

São 165 mortes na Alemanha (117 na região da Renânia-Palatinado, 47 na da Renânia do Norte-Westfalia e 1 na Baviera) e outras 31 na vizinha Bélgica. Há vários desaparecidos.

Na Renânia-Palatinado há também 749 feridos, segundo a porta-voz da polícia de Koblenz, Verena Scheuer.

Críticas ao governo alemão

A Alemanha está em choque com o maior desastre natural da história recente (uma enchente no Mar do Norte deixou cerca de 340 mortos em 1962).

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, visitou nesta segunda as zonas afetadas, em particular Bad Neuenahr-Ahrweiler, um dos vales arrasados pelas inundações.

O governo alemão tem sido criticado por não ter avisado a população, mas Seehofer se defendeu dizendo que os alertas de enchentes cabem às autoridades locais.

"Seria completamente inconcebível que tal catástrofe fosse administrada centralmente a partir de qualquer lugar. Você precisa de conhecimento local", disse o ministro a jornalistas.

No domingo (19), a chanceler Angela Merkel visitou a cidade de Schuld, perto de Bonn, onde a cheia do rio Ahr destruiu parte do centro histórico (veja no vídeo abaixo).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet