Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:59:18
informe o texto

Notícias / Geral

19/07/2021 às 20:27

Aulas presenciais em VG retornam no próximo mês

Decisão foi tomada nesta semana após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus do município

Leiagora

Aulas presenciais em VG retornam no próximo mês

Foto: Reprodução

As aulas presenciais em Várzea Grande retornam no próximo dia 2 de agosto. A decisão foi tomada nesta semana após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus do município, do qual o secretário de Educação Silvio Fidelis é o presidente.

A medida leva em consideração a drástica redução no número de casos de covid-19 no município, associada a vacinação dos profissionais da educação, e também os estudos que apontam para menor incidência de doenças em crianças e adolescentes.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer encaminhou às unidades de ensino da rede municipal o Plano Estratégico para Retorno das Atividades Escolares. 

O plano dispõe sobre as Normas Orientativas para a implantação do ensino híbrido (regime presencial e remoto) nas unidades de ensino, e ainda dispõe sobre o funcionamento e o desenvolvimento de atividades administrativas e educativas nas escolas para o início gradual das aulas, respeitando as orientações dos órgãos oficiais de saúde na prevenção à covid-19.

De acordo com o Plano, o retorno das atividades escolares será de forma escalonada, com rodízio semanal, conforme o calendário escolar. O regime de escalonamento deve ser organizado, após a autorização familiar, através do levantamento junto às famílias, gerando assim, o grupo autorizado a frequentar presencialmente as aulas. 

Os grupos serão formados através de rodízio, no qual 50% dos alunos estarão com participação presencial e os outros 50% com participação remota.

Os alunos, cujas famílias não autorizarem o retorno presencial, serão atendidos somente de forma on-line (remotamente) ou através de material apostilado, conforme cronograma da Unidade Escolar.

O plano também destaca algumas recomendações específicas para o retorno dos alunos da educação infantil, dos alunos com necessidades educacionais especiais e dos alunos da educação escolar do campo.

O secretário Silvio Fidelis explica que o Plano Estratégico tem como base legal diferentes documentos, como Leis, Portarias, Decretos, Resoluções e Diretrizes. O Plano também está em consonância com a Cartilha do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) sobre os cuidados que devem ser tomados na volta às aulas presenciais.

Conforme a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o ano de 2020 foi atípico em razão da pandemia causada pela Covid-19, desafiando o sistema educacional a se reinventar e acelerar algumas mudanças que estavam em curso, como, por exemplo, a adoção da metodologia ativa, a utilização de recursos tecnológicos e a adoção do ensino a distância como ferramenta necessária ao processo de ensino e aprendizagem.

“A unidade escolar deverá elaborar um plano estratégico de retorno às aulas que esteja em consonância com o orientativo, porém atendendo a sua realidade escolar. Esse retorno deverá ocorrer de forma gradual, com a segurança sanitária que propicie um ambiente saudável e com o menor risco possível para a saúde e o bem-estar da comunidade escolar”, informa a superintendente.

Entre as medidas de prevenção e proteção que devem ser adotadas nos retorno das aulas estão a o uso obrigatório de máscara por todos os alunos e profissionais da educação; aferição da temperatura de servidores, alunos e colaboradores na entrada da escola; disponibilização de álcool em gel 70% nas salas de aula; fazer o intervalo para o lanche escolar de forma escalonada e higienizar as mesas antes e após o lanche; manter em sala de aula o distanciamento entre as carteiras; entre outros.

Quanto ao transporte escolar, deverá funcionar com 50% de sua capacidade de lotação; todos os alunos devem ter a temperatura aferida na entrada dos ônibus; todos deverão usar máscara, obrigatoriamente; disponibilizar recipiente com álcool em gel 70% para higienização das mãos durante o percurso, entre outras medidas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet