Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
21:11:12
informe o texto

Notícias / Geral

21/07/2021 às 10:36

Vinte e quatro estados se preparam para retornar aulas em agosto

O secretário de Educação Alan Porto reforça a necessidade de seguir todos os protocolos de biossegurança para volta às escolas

Leiagora

Vinte e quatro estados se preparam para retornar aulas em agosto

Foto: Mayke Toscano/GCOM-MT

Vinte e quatro Estados devem retornar as aulas em agosto. O retorno foi discutido em encontro conjunto dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretários de Educação (Consed), realizado nesta terça-feira (20), em Brasília.

“A maioria dos Estados, em torno de 24, vão retornar suas atividades até agosto, levando em consideração todos os protocolos já estabelecidos. Somente três manifestaram que não têm uma data prevista para retorno”, disse após a reunião o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto. Em Mato Grosso, as aulas na forma do ensino híbrido retornam no dia 3 de agosto.

Leia também - Cuiabá irá manter aulas remotas no segundo semestre

Ele conta que um técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) expôs todas as informações para que os secretários de Educação tomem a decisão, como a média móvel, números de contaminação, quadro de vacinação, novas variantes e ocupação dos leitos de UTI, além da infraestrutura das unidades escolares.

“Foi demonstrado que houve boa performance no número de profissionais da educação que foram vacinados no Brasil. Eles entendem que é o momento de retornar”, informa o secretário Alan Porto.

O professor Nereu Mansano, pediatra e um dos técnicos do Conass, participou do debate sobre o retorno presencial das aulas. “Precisamos o mais breve possível promover o retorno das aulas presenciais. Sempre com responsabilidade e o cuidado necessário”, afirma.

“Colocamos que a decisão a ser tomada depende de uma avaliação local nos Estados. Depende da integração das áreas de educação e saúde, tanto de Estados como de municípios”, reforçou.


Por outro lado, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), garantiu que as aulas da rede pública municipal seguirão no sistema remoto até 2022. Para o emedebista, o retorno só será possível após a vacinação de todos os profissionais da educação com as duas doses.

“Só entendo possível a retomada das aulas da rede municipal de ensino depois que todos os profissionais da educação estiverem vacinados, inclusive respeitando o prazo mínimo de 15 dias após a segunda dose. Voltar às aulas agora é altamente temerário”, disse o chefe do Executivo Municipal ao ressaltar que a vacinação dos professores e demais servidores do ramo está adiantada em Cuiabá.
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet