O secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, rebateu as denúncias da Defensoria Pública de que haveria pessoas com dificuldades de acesso ao sistema de agendamento de vacinação em Cuiabá. As orientações são realizadas tanto pelos agentes comunitários de saúde que percorrem os bairros, visitando as famílias, quanto as orientações são repassadas pelos postos de saúde.
“Até na reunião que tivemos com a Defensoria pedi para que eles informassem qual o número de pessoas que estão com essa dificuldade de acompanhar para que possamos identificar. Os agentes e os funcionários dos postos têm auxiliado quem está com essa dificuldade”.
Célio destaca que há o serviço de call center o 3617-7540 para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos para a população.
Em quase um mês de atendimento, o call center implantado pela Prefeitura de Cuiabá atendeu 11.506 chamadas com duração média de dois minutos para tirar dúvida da população a respeito da aplicação da vacina contra a Covid-19, conforme informou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde ao Leiagora.
O serviço foi implantado em 24 de junho e recebeu 18.746 chamadas, mas cerca de 7 mil caíram antes de qualquer esclarecimento. A maior parte das perguntas são sobre qual faixa etária sendo vacinada, por que as pessoas mais jovens estão sendo vacinadas e o que se pode fazer quando se perde o agendamento.
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