Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:10:11
informe o texto

Notícias / Judiciário

27/07/2021 às 13:00

Sindicatos tentam barrar licitação da Seduc para compra de materiais didáticos

Ação foi apresentada presidentes do OSMT, Elda Valim, e do Sintep, Maria Aparecida Arruda Cortez

Kamila Arruda

Sindicatos tentam barrar licitação da Seduc para compra de materiais didáticos

Foto: David Borges

A fim de barrar a licitação para aquisição de materiais didáticos pedagógicos aberta pelo Governo do Estado através da Secretaria de Educação, o Observatório Social de Mato Grosso (OSMT) e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) ingressaram com uma ação  popular na Justiça pedindo a nulidade do certame.

O documento é assinado pelos presidentes das instituições Elda Valim e Maria Aparecida Arruda Cortez, respectivamente. A licitação, prevista para esta quarta-feira (28), está fixada em R$ 549,2 milhões e a contratação será feita por meio de Contrato de Impacto Social (CIS).

Na ação, as entidades citam que um certame semelhante foi realizado no estado do Paraná e está sendo alvo de investigação por parte do Ministério Público. De acordo com eles, a atual secretário-adjunto executivo de Educação de Mato Grosso, Amauri Monge Fernandes, inclusive, é uma das pessoas investigadas nesse inquérito.

“Trata-se do Termo de Chamamento Público nº 002/2018, firmado entre o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (CODINORP) e o Instituto Lótus na data de 19/11/2018, cujo objeto era o desenvolvimento de soluções integradas de educação com vistas ao desenvolvimento institucional e melhoria dos indicadores de ensino e aprendizagem dos municípios integrantes deste consorcio em regime de mútua cooperação”, específica os sindicatos na ação.

Outro ponto da licitação que está sendo questionada no processo refere-se à modalidade de pagamento. Isso, porque o contrato prevê pagamentos estatais, os quais serão condicionados ao cumprimentos de metas de resultados pelo contratado.

“Apenas o percentual de acréscimo de até 60% é condicionado ao atingimento de metas, então, atingida ou não a meta em dois anos, já terão sido pagos R$ 180 milhões”, diz as instituições em outro trecho da ação.  

Diante disso, pedem a procedência da ação para que sejam anulados os itens questionados do Edital de Licitação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet