Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:12:24
informe o texto

Notícias / Geral

30/07/2021 às 08:00

Força-tarefa deve retomar cirurgias eletivas em Cuiabá até 15 de agosto

Atualmente 9.670 pessoas aguardam desde 2020 o agendamento de cirurgias agendadas no SUS da capital

Débora Siqueira

Força-tarefa deve retomar cirurgias eletivas em Cuiabá até 15 de agosto

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Uma força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) vai retomar as cirurgias eletivas na capital até o dia 15 de agosto. O prefeito Emanuel Pinheiro determinou ao titular da pasta, Célio Rodrigues, a organizar o cronograma. Em seguida, será encaminhado para a Câmara de Vereadores e para as equipes e organizar os mutirões.
 
“A retomada de cirurgias eletivas com segurança é importante para população, pois ela não sofre com a covid-19 apenas. Existem dezenas de outras comorbidades que atingem a população e não podemos deixar agravar. A prioridade é combater a pandemia, mas existem muitas cirurgias e as pessoas estão precisando fazer”, comentou.
 
Leia também - SES orienta municípios sobre retomada de 138 mil cirurgias eletivas

Conforme o prefeito, o deputado federal Emanuelzinho (PTB) conseguiu recursos junto ao Governo Federal para que essas cirurgias eletivas possam ser realizadas. Há 9.670 pessoas aguardando pelos procedimentos desde março de 2020, quando em razão da covid-19, a prioridade passou a ser apenas os casos de coronavírus.
 
“Estamos definindo a maior prioridade e urgência para diminuir a fila e atender essas famílias que estão angustiadas. Contudo, vamos avaliar bem como faremos isso, pois o vírus esta se comportando de forma anormal”, destacou Emanuel.
 
Sobre a possível redução de leitos UTI Covid para poder atender pacientes com outras comorbidades, o prefeito disse que até dia 31 de julho não mudará nada. Contudo, nas cirurgias eletivas os pacientes poderão se recuperar em leitos de enfermaria ou na própria casa.
 
Dentre as maiores demandas por cirurgia eletivas estão: colecistectomia (retirada de vesícula), hernioplastia inguinal (hérnia na região da virilha) e amigdalectomia com adenoidectomia (retirada das amígdalas e adenóide).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet