Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:49:30
informe o texto

Notícias / Geral

31/07/2021 às 14:54

MPT lança livro com panorama sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas

De 2016 a 2020, o MPT de MT propôs 38 denúncias, ajuizou 4 Ações Civis Públicas e formalizou 11 TACs

Leiagora

MPT lança livro com panorama sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (30), Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou o livro “Tráfico de Pessoas – Uma Visão Plural do Tema” em formato digital. A obra traz os principais feitos e reflexões colhidos nos três anos de atuação do Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MPT e também apresenta os trabalhos e as pesquisas de diversas autoridades e representantes da sociedade civil que atuam no enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil.
 
De 2016 a 2020, em Mato Grosso, o MPT propôs 38 denúncias sobre tráfico de pessoas, ajuizou 4 Ações Civis Públicas e formalizou 11 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre tráfico de pessoas.
 
No país, o Ministério Público do Trabalho recebeu 811 denúncias sobre aliciamento e tráfico de pessoas. No mesmo período a instituição ajuizou 91 ações civis públicas e firmou 217 TACs sobre o mesmo assunto. Somente em 2021, o MPT recebeu 110 denúncias até o dia 25 de julho.
 
Com mais de 800 páginas, o livro é dividido em quatro capítulos e possui artigos como “O pandemônio das mulheres em tempos ordinários e pandêmicos”, “Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: governança, perspectivas e desafios” e “Identidade de Gênero e o Tráfico de Pessoas: um desafio para a Psicologia.”
 
Segundo uma das organizadoras da obra, a procuradora do MPT Tatiana Bivar Simonetti, a obra tem como objetivo abordar temas tais como: migrações como fator de alta vulnerabilidade ao tráfico de humano, a relação entre exploração sexual infantil e tráfico humano, as vulnerabilidades de pessoas transexuais a esse crime, tráfico humano em região de tríplice fronteira ou na zona rural. “O livro busca compartilhar a atuação e experiências que foram construídas pelo MPT ao longo desses anos até o presente momento e, principalmente, ter nessa única obra uma visão plural e complementar sobre o tráfico humano no Brasil”, explicou a procuradora.
 
Além de Tatiana Bivar Simonetti, o livro conta ainda com a organização das procuradoras e dos procuradores Christiane Vieira Nogueira, Augusto Grieco Sant’Anna Meirinho e Catarina von Zuben.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet