Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
15:16:58
informe o texto

Notícias / Política

31/07/2021 às 16:22

Eleitores de três municípios de MT vão às urnas para eleger prefeito

Prefeitos eleitos foram cassados por condenação por improbidade administrativa ou por desconformidade com a legislação eleitoral

Débora Siqueira

Eleitores de três municípios de MT vão às urnas para eleger prefeito

Foto: Reprodução

Eleitores dos municípios de Acorizal, Torixoréu e Matupá vão votar novamente neste domingo (1º) para eleger o prefeito das cidades nas eleições suplementares. Os prefeitos eleitos foram cassados por condenação por improbidade administrativa, no caso de Acorizal e Matupá, já em Torixoréu, a prefeita eleita não pode assumir, pois seu antecessor era o próprio marido, o ex-prefeito Odoni Mesquita, que governou de 2013 a 2016. Conforme a legislação eleitoral, no mesmo grupo familiar não é permitida mais do que dois mandatos.
 
Em Acorizal, a disputa no domingo será entre Benancy Lemes da Silva (DEM), conhecido como Benna Lemes e Diego Ewerton Figueiredo Taques (PSD), cujo nome de urna é Diego Taques. Benna é vereador por dois mandatos e foi suplente em 2008 e 2012. Já Diego Taques concorreu a vice na chapa que perdeu a eleição em 2020 para Meraldo de Sá, prefeito cassado.

Leia também - Dois candidatos disputam Prefeitura de Acorizal em eleição suplementar
Prefeito tampão e filho de candidato derrotado disputam comando de Torixoréu
Com patrimônio milionário, delegado é candidato mais rico à prefeitura de Matupá


 
Prefeito tampão desde janeiro deste ano, o empresário Thiago Timo (PSB), 28 anos, disputa a Prefeitura de Torixoréu (575 km ao Leste) contra Jones Saggin (PL), 39 anos, filho de Lincoln Saggin (PL), o segundo mais votado na eleição do ano passado, mas barrado por ser ficha suja. 
 
Thiago Timo foi o vereador mais votado na ultima eleição e assumiu a cadeira de prefeito, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negar o registro da candidatura para Inês Moraes Mesquita Celho (DEM), que venceu as eleições com 51,61% dos votos. Jones Saggin (PL), 39 anos, entrou no lugar do pai na disputa da campanha suplementar. É a primeira vez que disputa uma eleição
 
Em Matupá, três disputam a cadeira de prefeito da cidade. O delegado Geraldo Gezoni Filho (PSB), 39 anos, se candidatou pela primeira vez. A candidata Marinilde já foi vice-prefeita em 2016 na chapa vencedora do ex-prefeito Valtinho Miotto e foi eleita vereadora em 2012. O empresário Bruno Mena (DEM), 31 anos, foi vereador pela cidade em 2012 e em 2016.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet