Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:17:35
informe o texto

Notícias / Política

02/08/2021 às 15:50

"Pagamentos eram feitos antes da entrega de medicamentos", afirma relator

Além disso, frisa que era feita a compra de remédios já prestes a vencer

Alline Marques

Foto: Carol Siqueira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos já identificou um rombo de mais de R$ 30 milhões na aquisição de medicamentos na Capital. O desvio foi constatado por meio de cruzamento de dados realizado pelos membros da CPI com base nos documentos já colhidos pelo grupo.

De acordo com o relator do processo, vereador Marcus Brito Junior (PV), foram levados em consideração notas de empenho, nota de pagamentos, nota de liquidação e notas de saída.

“Parcialmente agora que a gente deu uma afinada nos trabalhos com a análise de todos os documentos colhidos, podemos dizer que o valor supera mais de R$ 30 milhões”, enfatizou.

O parlamentar afirma ainda que foram identificados diversos pagamentos realizados de forma antecipada, ou seja, antes mesmo da entrega dos medicamentos. Além disso, frisa que era feita a compra de remédios já prestes a vencer.

“A verdade é que às vezes compravam um remédio com vencimento a curto prazo, ele vencia rapidamente e eles faziam uma nova compra, sendo que com uma estratégia e logística bem feita, esses medicamentos deveriam vencer em, no mínimo, um ano. Então, eles contratavam e compravam remédios com curto prazo de vencimento só para ter aquela compra”, explicou. 

Diante disso, o relator admite que as empresas estavam sendo favorecidas pela administração municipal. “Eles compravam mensalmente, quinzenalmente, sem, acredito eu, um estudo prévio da necessidade daquilo e com curto prazo de vencimento. Na verdade, houve um mau gerenciamento disso”, completou Brito. 

O relator explica que o próximo passo da CPI é analisar de onde partiu a falha. “É o que a gente tá tentando levantar de fato, se foi um sistema, se foi um uma coordenação mal feita. Porque na Secretaria existem três sistemas que um não comunica com o outro, entra coordenador, sai coordenador (...)”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet