Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:46:36
informe o texto

Notícias / Política

02/08/2021 às 18:10

Fabinho ameniza pressão e aguarda legislação eleitoral para buscar novos filiados

Para ele, as negociações acerca do pleito ficarão mais intensas, somente a partir do final deste mês

Da Redação - Kamila Arruda / Reportagem local - Angélica Callejas

Fabinho ameniza pressão e aguarda legislação eleitoral para buscar novos filiados

Foto: Angélica Callejas / Leiagora

O suplente de senador Fábio Garcia, presidente do Democratas (DEM) em Mato Grosso, amenizou as críticas que vem recebendo dos demais correligionários da legenda sobre a inércia nas articulações envolvendo a eleição do próximo ano. Na tarde desta segunda-feira (2), ele esteve reunido com lideranças da legenda para discutir as eleições de 2022 e principalmente a formação de chapa para deputados estaduais e federais. 

Para ele, as negociações acerca do pleito ficarão mais intensas somente a partir do final deste mês, tendo em vista a possibilidade de mudança na legislação eleitoral.

De acordo com o democrata, essa indefinição está gerando insegurança nas lideranças políticas do estado. “Acontece que a gente ainda tem uma incerteza sobre a legislação eleitoral que estará vigente em 2022, porque existe um movimento muito forte de mudança na legislação atual, e isso deve ficar mais claro no decorrer do mês de gosto”, colocou. 

Diante disso, ele afirma que somente após essa definição é que os partidos políticos conseguirão atrair novos filiados e dar seguindo a formação de suas chapas para a disputa rumo a Assembleia Legislativa e a Câmara de Cuiabá.

“Com esse cenário mais claro eu acredito que as grandes lideranças, os possíveis candidatos que ainda não estão filiados ou estão pensando em se filiar em algum partido político, terão clareza do cenário e nós teremos mais facilidade de atrair maiores lideranças para o democratas”, concluiu.

Vale lembrar que, em meados desse mês os senadores aprovaram três projetos que propõe alterações na legislação eleitoral. Dois deles são de autoria do senador mato-grossense Carlos Fávaro. O primeiro redefine os critérios para distribuição de sobras eleitorais em eleições proporcionais.  

Na prática, a proposta mexe no cálculo de definição dos candidatos eleitos, permitindo que somente os partidos que atinjam o quociente eleitoral possam participar da distribuição de vagas não preenchidas, as chamas “sobras”. 

Outra alteração aprovada refere-se a Projeto de Emenda Constitucional nº 18/2021 que busca garantir que as candidaturas femininas sejam efetivamente financiadas pelos partidos políticos. 

A matéria insere na Constituição uma regra que foi introduzida em 2015 na Lei dos Partidos Políticos, que prevê a reserva mínima de 5% do fundo partidário para a criação, manutenção e promoção de campanhas de mulheres na política. 

Por fim, ainda passou pelo Senado o projeto que determina uma cota de 15% das cadeiras para mulheres em câmaras de vereadores, assembleias e na Câmara dos Deputados.   
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet