Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:18:22
informe o texto

Notícias / Polícia

07/08/2021 às 14:02

Operação Amazônia apreende maquinários usados no desmatamento ilegal no Araguaia

Também foram apreendidos armas de fogo e motosserras durante a ação

Leiagora

Operação Amazônia apreende maquinários usados no desmatamento ilegal no Araguaia

Foto: Sema-MT

A Diretoria Desconcentrada da Sema de Confresa realizou operação entre os dias 26 e 30 de julho, na região do Araguaia que resultou na apreensão de tratores, maquinários, armas de fogo e motosserras utilizados em desmatamento ilegal. Um animal silvestre da espécie jabuti, que estava sendo criado em cativeiro, foi solto pela equipe. 

A fiscalização, parte da Operação Amazônia, resultou em multa no valor de R$ 127 mil e embargo de 112 hectares. A ação foi coordenada a partir de alertas da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que utiliza imagens do Satélite Planet no combate ao desmatamento ilegal.

Foram apreendidos 3 tratores esteira, 1 máquina PC 320, 1 máquina pá carregadeira, 3 armas de fogo e 2 motosserras. Os maquinários foram para os municípios de São Félix do Araguaia, Santa Terezinha e Gaúcha do Norte. As armas ficaram com a Polícia Civil de Santa Terezinha.

Operação Amazônia

A operação Amazônia integra órgãos estaduais e federais, sob coordenação da Sema-MT, para coibir crimes ambientais, monitorar e fiscalizar mudanças na vegetação, promover o embargo de áreas, apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime, e a responsabilização de infratores.

Os 10 municípios que mais desmatam são os principais alvos das ações coordenadas pela Operação Amazônia. São eles: Colniza, Nova Bandeirantes, Aripuanã, Peixoto de Azevedo, Apiacás, Querência, União do Sul, Marcelândia, Juara, e Rondolândia.

O Estado de Mato Grosso já aplicou mais de R$ 979 milhões em multas ambientais nos sete primeiros meses do ano, por meio da Operação Amazônia. A ação faz parte da política de tolerância zero aos ilícitos ambientais determinada pelo governo. 

Integram a iniciativa as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Segurança Pública, o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Ministério Público Federal (MPF) e Ibama.

 
Da Assessoria Sema-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet