Cuiabá, domingo, 19/05/2024
20:24:17
informe o texto

Notícias / Política

14/08/2021 às 13:55

Deputado propõe criação de Centro de Recuperação da covid-19

A autoria da proposta é do deputado Valdir Barranco (PT), que está há três meses enfrentando as dificuldades para superar as sequelas da doença

Alline Marques

Deputado propõe criação de Centro de Recuperação da covid-19

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), que está há três meses enfrentando dificuldades para superar sequelas da covid-19, propôs a criação de um Centro de Recuperação especializado em pacientes infectados pelo coronavírus, que seja composto por uma equipe médica multidisciplinar.  

A proposta prevê que o governo redirecione ou contrate profissionais de saúde para atendimento dos pacientes, devendo contar com cardiologista; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; oftalmologista; endocrinologista; dermatologista; gastroenterologista; neurologista e psicólogos. 

“Estamos vencendo a pandemia. Entretanto, as sequelas de pacientes acometidos pela covid ainda irão perdurar por muito tempo e compete ao Estado zelar pela saúde de seus liderados. Ainda que o SUS tenha estrutura razoável para acolher esses pacientes, entendo que o Governo do Estado poderia criar uma estrutura própria para atendimento daqueles que possuem sequelas decorrentes da covid”, diz trecho da justificativa do projeto, que foi apresentado e lido na sessão da sexta-feira (6). 

De acordo com o projeto, o centro de recuperação permitirá o retorno mais rápido às atividades normais. “As sequelas da covid são os maiores desafios a serem enfrentados”, defende a proposta. 

O parlamentar defende ainda que a proposta é mais que um projeto jurídico: “uma sincera demonstração de amor e cuidado ao próximo”.

Barranco ficou 80 dias internado em decorrência da covid-19, ele precisou ser intubado e ficou mais de 50 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Ele recebeu alta em maio e atualmente, ainda passa por tratamento para recuperação e reabilitação muscular.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet